O outro lado da Guerra: As receitas do Iraque com o aumento do preço do petróleo

Com a rejeição das importações de petróleo por parte dos países ocidentais para com a Rússia, o Iraque surge como uma forte alternativa de abastecimento. Meses depois do país ter registado a maior receita de exportações de petróleo dos últimos 8 anos, a tendência de exportação mantém-se ascendente face à escalada do preço do petróleo e à instabilidade vigente nos mercados petrolíferos mundiais.

Desta forma, o governo iraquiano apresentou esta sexta-feira, 22 de abril, uma estimativa onde aponta para um lucro de 25 mil milhões de dólares (23,1 mil milhões de euros) devido à escalada do preço do petróleo, avança a “Reuters”.

A subida no preço do petróleo é justificada com os dados mais recentes sobre a inflação nos Estados Unidos, que apresentaram uma subida de 8,5% nos preços, a maior em 40 anos. Adicionalmente, sem surpresa, a invasão da Rússia à vizinha Ucrânia despoletou uma série de sanções à energia proveniente de Moscovo, que contribuíram fortemente para a escalada de preços desta matéria-prima. Para combater a elevada procura por parte dos países ocidentais anteriormente dependentes da Rússia, os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados (OPEP+) decidiram aumentar a produção mensal, com 432.000 barris diários em maio.

Os preços dos combustíveis têm estado sob forte pressão em todo o mundo, com impacto material na inflação, e este recurso às reservas estratégicas do Iraque, poderá trazer algum conforto para o ocidente mas também para o próprio país, que continuará a enriquecer e a ter capacidade de produzir cada vez mais, tal como registou no mês de Março de 2022, onde exportou “100.563.999 barris pelo valor de 11.070 milhões de dólares, o valor mais elevado desde 1972”, indicou, em comunicado, o Ministério do Petróleo, citando dados preliminares.

Autor: Duarte Talhão

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img