Fim do Bull Market nas criptomoedas?

⏱️ Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Ontem à tarde, as criptomoedas cairam muito. A bitcoin caiu mais de 15% em menos de 2 horas, enquanto o Ethereum caiu cerca de 20% durante o mesmo período. Embora a maioria das moedas tenha recuperado um pouco mais tarde, os preços permaneceram muito abaixo dos níveis desde o início da semana. Dada a queda tão acentuada, os investidores começaram a perguntar-se: terá o Bull Market acabado?

Porque é que as criptomoedas caíram esta semana?

É difícil encontrar uma resposta clara para esta pergunta, pois é normalmente o caso de movimentos bruscos no mercado de criptomoedas. Contudo, um ponto a salientar é que ontem foi o dia em que Bitcoin se tornou uma moeda com legal em El Salvador, o primeiro país a adoptá-la na história. É um acontecimento sem precedentes, mas o seu impacto no mercado de criptos pode, na realidade, ser limitado. Enquanto a Bitcoin servirá de moeda em El Salvador, o dólar americano continuará a fazê-lo também. As autoridades afirmaram que a mudança permitirá aos cidadãos enviar remessas em Bitcoin a fim de evitar custos de transacção elevados envolvidos em transferências de dinheiro em USD. Contudo, como a moeda Bitcoin é uma das primeiras criptomoedas do mundo, a sua eficiência quando se trata de transferir dinheiro é fraca e muitas vezes é mais barato e mais rápido enviar transferências em moeda fiduciária. 

Vender o facto?

A mudança para tornar a Bitcoin uma moeda legal em El Salvador foi anunciada no final de Junho e a Bitcoin ganhou mais de 70% entre o anúncio e o início desta semana. Dito isto, a queda desta semana pode ter sido um sinal de uma abordagem de “vender o facto” pelos investidores. No entanto, o lançamento da Bitcoin como moeda corrente legal em El Salvador foi perturbado por falhas técnicas na carteira online, o que sugere que a adopção de criptos como moeda corrente legal pode não ser tão suave como se poderia esperar.

Enquanto a venda no mercado de criptomoedas foi suspensa ontem e as moedas conseguiram recuperar parte das suas perdas, outra onda vendedora chegou esta manhã. Por um lado, pode ser uma reacção à ampla deterioração do sentimento do mercado (descida das acções). Contudo, pode também ter sido uma reacção a um anúncio da Coinbase, a maior bolsa de divisas criptográficas dos Estados Unidos. A Coinbase disse ter sido notificada pela SEC americana sobre uma potencial acção legal contra a empresa pelos seus planos de lançamento de um produto que permite aos investidores ganharem juros sobre as suas posições em criptomoedas.

Análise Técnica

Apesar dos outros argumentos mencionados no parágrafo acima, pensamos que o primeiro – “vender o facto” – explica melhor o que se passa no mercado das criptomoedas. Dito isto, um sell-off pode não conduzir necessariamente a uma inversão da tendência a longo prazo, uma vez que poderia ser apenas uma breve correcção. Note-se que as criptomoedas sofreram uma queda semelhante no passado e não foi seguida por um período de declínios mais duradouros. Vejamos o que nos diz a situação técnica das principais moedas – BITCOIN, ETHEREUM e RIPPLE.

Bitcoin

A Bitcoin mergulhou cerca de 19% desde os máximos diários de ontem. No entanto, olhando para o panorama geral, podemos ver que esta queda mal ultrapassou 40% do movimento ascendente iniciado em Julho. Após uma reação positiva do preço à EMA (linha azul) de 100 sessões, a Bitcoin começou a recuperar e voltou a subir acima dos 38,2% de retrocesso do referido movimento ascendente. Olhando para o gráfico no intervalo D1 mostra-nos também que o mergulho de ontem não foi tão íngreme como os declínios de Abril e Maio. A Bitcoin está a negociar perto da zona de preços que varia entre 50% de retrocesso da queda de Abril-Maio e 23,6% de retrocesso do recente impulso ascendente. Esta zona viu algumas reações de preços durante o mês passado e subir acima seria visto como positivo.

Fonte: xStation5

Ethereum

O Ethereum interrompeu o movimento ascendente recente com a retração de 88,6% do movimento iniciado em meados de Maio de 2021. O preço desta moeda reagiu positivamente à EMA de 55 sessões ontem na área dos 3.015 dólares. Note-se que esta zona é adicionalmente reforçada pela retração de 50% do movimento ascendente acima mencionado. A moeda subiu acima do retrocesso de 61,8% mais tarde, que serviu como limite superior de um intervalo a partir de Agosto ($3.330). A reação positiva à importante média móvel, bem como o regresso acima da zona de preços de $3.330, pode ser vista como um desenvolvimento técnico positivo.

Fonte: xStation5

Ripple

Um olhar sobre o Ripple mostra-nos que o preço atingiu o nível baixo de cerca de 50% do retrocesso do recente movimento ascendente. A moeda recuperou mais tarde e agora tenta voltar a subir acima da zona de preços marcada com a retracção dos 38,2%. Note-se que a linha de tendência ascendente pode ser encontrada ligeiramente acima desta zona e a subida acima deste obstáculo técnico abrilhantaria as perspectivas a curto prazo para os compradores.

Fonte: xStation5

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

bitcoinBitcoin
$ 47,964.00
$ 47,964.00
0.64%
ethereumEthereum
$ 3,530.87
$ 3,530.87
2.79%
binance-coinBinance Coin
$ 420.66
$ 420.66
2.08%
xrpXRP
$ 1.09
$ 1.09
3%
cardanoCardano
$ 2.42
$ 2.42
3.46%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img