Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol, a economia espanhola cresceu 5,5% em 2022, uma progressão similar à verificada em 2021. Espanha conquista assim dois anos de crescimento consecutivos, superando assim a queda histórica do PIB de 11,3% no seguimento da pandemia de Covid-19.
Crescimento de 5,5%
O crescimento da economia espanhola de 5,5%, superou as previsões iniciais do Governo espanhol, as quais apontavam para uma progressão na ordem dos 4,4%. Ao registar o referido valor de crescimento, a economia espanhola supera as previsões do Fundo Monetário Internacional, a qual apontava para um crescimento de 5,2% e a do Banco de Espanha, a qual previa uma progressão económica de 4,6%.
Principal responsável: Procura interna
A procura interna foi o principal elemento responsável pelo crescimento económico atingido, apresentando um contributo na ordem dos 2,8 pontos percentuais. Por seu lado, a procura externa ostentou um contributo de 2,6 pontos percentuais na esfera do crescimento de 5,5%.
PIB cresceu 2,7% no último trimestre de 2022
De acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística Espanhol, o PIB de Espanha registou um crescimento de 2,7% no último trimestre de 2022. Para este crescimento contribuiu em grande medida a procura interna, com 0,6 pontos percentuais e a procura externa com 2,1 pontos percentuais.
As previsões para 2023 apontam para um crescimento de 1,3% do PIB.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.