EDP aumenta preço do gás em 30 euros.

Vera Pinto Ferreira, presidente da EDP Comercial, afirmou que os preços do gás iriam aumentar começando no dia 1 de outubro deste ano.

Segundo a EDP, este aumento deve-se à escalada nos preços internacionais devido à situação de guerra que se verifica na Ucrânia e ao aumento das restrições por parte da Rússia no abastecimento de gás. Estes 30 euros são o valor médio que seria aumentado às famílias em outubro.

A presidente afirma que devido às mudanças no último ano, torna-se “inevitável” existir uma alteração nos preços visto que os preços de fornecimento vão condicionar os que a EDP pratica. 

“O preço de gás fixado há 12 meses, sem nenhuma alteração ao longo de um ano, foi muito importante, até face a outras ofertas de mercado, porque permitiu ter alguma poupança, mas, um ano depois, tendo em conta o novo contexto – nós não produzimos gás, nós temos de o comprar em mercado – temos que fazer repercutir isso”, afirma.

Adicionalmente, a presidente afirma que a EDP está a trabalhar para que o aumento nos preços não seja significativo.

Também a GALP revelou que iria aumentar os seus preços, e que o valor do gás seria “a indicar brevemente”. A GALP justifica este aumento com a “volatilidade do mercado e o respetivo aumento do custo do gás”.

No contexto internacional, verifica-se que os preços do gás bateram novos recordes nunca antes vistos. Isto dá-se depois de, na última semana, a Rússia afirmar que iria desligar a conduta Nord Stream para um serviço de manutenção com a duração de três dias.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img