Dicas de como poupar na Universidade

Com as vagas no ensino superior a crescerem cada vez mais, muitos são os alunos que têm de se deslocar da sua terra natal em busca de um sonho: entrar na Universidade.

Contudo, este tão desejado e esperado momento de ingressar na faculdade pode tornar-se, para muitos, um calvário no que diz respeito à parte monetária.

Nem todos os alunos possuem tranquilidade financeira durante o período de estudos no ensino superior, sendo muitas vezes necessário exercer alguma atividade durante o período da graduação a fim de aprimorar o rendimento financeiro.

Mas como conseguir aprimorar a nossa própria carteira?

Face à experiência de vários FCW’s da Meu Capital, aglomeramos um conjunto de dicas que consideramos importantes para que possas viver a tua vida académica sem estar constantemente a pensar na parte monetária.

Começa a procurar um apartamento cedo

Este é o principal problema de vários estudantes: a renda de um apartamento/ quarto. 

Isto é especialmente importante num contexto em que a inflação, que atingiu os 9,3% em setembro, tem pressionado os orçamentos familiares em diversas frentes: desde a subida dos preços dos alimentos, da energia e dos combustíveis ao aumento das prestações da casa para quem paga hoje créditos habitação com taxa variável e indexada à Euribor.

Assim, consideramos importante que não tenhas vergonha de partilhar quarto, que o medo que tenhas de estar com alguém no mesmo espaço seja inferior à tua vontade de entrar no ensino superior.

Aproveita os recursos da tua faculdade

Cada vez mais as faculdades ouvem os alunos, através dos seus representantes como as Associações de Estudantes e as Comissões de Curso, no sentido de perceber onde podem melhorar para que os alunos tenham uma melhor qualidade de vida estudantil.

Muitas faculdades têm fotocopiadoras espalhadas pela faculdade, oferecendo aos alunos a possibilidade de tirar fotocópias a um preço mais reduzido e, em algumas instituições, sem qualquer custo para o estudante.

Outro aspeto a salientar é as zonas de estudo que muitas faculdades têm, desde bibliotecas a salas de estudo em que podes, para além de estudar com companhia, poupar bastante dinheiro em, por exemplo, luz e aquecimento.

Uma outra dica importante relaciona-se com as refeições: leva as tuas marmitas de casa ou almoça na cantina da faculdade. Estes dois métodos são os mais baratos e os que te possibilitam poupar um pouco mais no final do mês.

Por último, mas não menos importante, aproveita a ajuda dos teus professores. Muitos disponibilizam do seu tempo livre para organizar sessões de dúvidas e esclarecimentos acerca dos temas lecionados em sala de aula. É como se fosse uma explicação privada sem custos.

As bolsas de estudo 

Com vista a complementar a tua formação, as bolsas de estudo são dos maiores incentivos que um aluno que ingressa no ensino superior pode ter.

Cada vez mais há mais bolsas de estudo disponíveis para os alunos, desde a Bolsa de Estudos da DGES, a bolsa de estudos do Santander ou mesmo da Gulbenkian.

Assim, aproveita todas as oportunidades que te são fornecidas e não deixes de viver a sua vida académica, pois a vida são dois dias e esta será uma das melhores fases da tua vida.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img