fbpx

Conseguirá a Blockchain poupar aos bancos 10 mil milhões de dólares ?

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Segundo um estudo desenvolvido pela Juniper Research, a poupança dos bancos em pagamentos internacionais poderá ir desde 301 milhões de dólares em 2021 até 10 mil milhões de dólares em 2030 através do uso de blockchain.

A implementação da tecnologia de blockchain em transações internacionais permite que as partes usufruam de transparência nos seus pagamentos e rastreabilidade melhorada, uma vantagem clara no mercado de pagamentos omnicanal. 

O relatório, denominado “Blockchain nos serviços financeiros: oportunidades-chave, estratégias de fabricantes e previsões de mercado 2021-2030” aponta os países com maior volume de negócio, tal como os Estados Unidos da América e a China, como os principais beneficiários desta redução de custos através do uso da blockchain, auxiliados pelo volume elevado e por ambientes regulatórios mais favoráveis. Nesses mercados com um elevado volume de transações, o potencial da blockchain para pagamentos rápidos, fiáveis e transparentes será um fator chave para a adoção desta tecnologia.

No mesmo relatório, a Juniper Research espera que a adoção da blockchain aumente na próxima década, com cerca de 2 mil milhões de transações internacionais realizadas em 2030. No entanto, a resistência à mudança dos sistemas atualmente em prática para a adoção generalizada de blockchain representa uma barreira significativa. A comunicação clara dos benefícios da blockchain em relação ao investimento necessário para a implementação será um fator crucial para aliciar os grandes grupos bancários.  

Susannah Hampton, autora deste relatório, menciona que “Os processos atuais de transferências internacionais são severamente restringidos por sistemas antigos. A prova da redução de custos por meio do uso de blockchain será crítica para a proliferação da tecnologia, assim como irá promover uma cultura de aceitação da tecnologia como um todo.”

O relatório refere que a RippleNet e a Visa B2B Connect – soluções de blockchain para transações internacionais – já oferecem “eficiências de pagamentos significativas” quando comparadas com sistemas antigos, estando já a ser utilizadas por grupos bancários líderes no mercado. 

RippleNet é o sistema de transferências internacionais da empresa Ripple, utilizado por alguns dos maiores grupos bancários mundiais, tais como Bank of America, Santander ou American Express. A Ripple é também a empresa desenvolvedora do token XRP, o qual permite transferências internacionais rápidas, fiáveis e de baixo custo.

Autor: José João Sampaio

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 29,636.00
$ 29,636.00
0.92%
ethereumEthereum
$ 1,978.98
$ 1,978.98
0.38%
xrpXRP
$ 0.414406
$ 0.414406
0.34%
cardanoCardano
$ 0.529543
$ 0.529543
0.98%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img