• bitcoinBitcoin (BTC) $ 64,778.00 1.16%
  • ethereumEthereum (ETH) $ 3,101.94 1.13%
  • xrpXRP (XRP) $ 0.520599 3.77%
  • dogecoinDogecoin (DOGE) $ 0.159057 4.4%
  • cardanoCardano (ADA) $ 0.489503 4.27%
  • bitcoin-cashBitcoin Cash (BCH) $ 499.07 4.62%
  • polkadotPolkadot (DOT) $ 7.03 3.68%
  • chainlinkChainlink (LINK) $ 14.69 5.43%
  • litecoinLitecoin (LTC) $ 84.16 3.15%
  • uniswapUniswap (UNI) $ 7.70 2.17%
  • stellarStellar (XLM) $ 0.114703 2.46%
  • theta-tokenTheta Network (THETA) $ 2.22 6.86%

“Bitcoin tem um valor intrínseco de zero”

“Lembre-se: Bitcoin não passa de um ativo altamente especulativo com um valor fundamental de ZERO!”, escreveu o economista da Universidade Johns Hopkins, Steve Hanke, num tweet a 20 de fevereiro. 

A Bitcoin foi criada em 2008 e começou a ser negociada em 2009. Em 2011, a criptomoeda era adquirida a 67 cêntimos antes de uma subida exponencial para 327 dólares em novembro de 2015. Atualmente, a criptomoeda mais famosa do mundo está avaliada em mais de 1 bilião de dólares no mercado.

A Bitcoin é fortemente criticada por ser um ativo que não tem qualquer valor intrínseco e até os seus defensores têm conhecimento disso e concordam com a afirmação.

“Não existe qualquer  valor fundamental ou inerente a nada”, escreveu Jim Harper ao contra-argumentar a afirmação de Hopkins. “As pessoas decidem por si mesmas o que valorizam com base nas suas próprias situações e planos. No geral, são elas que decidem o que é valioso, ou não, em toda a sociedade.”

Harper é um defensor da Bitcoin e a sua justificação relacionada com este tema baseia-se na “teoria subjetiva do valor”, uma teoria que explica que o valor de um produto não está relacionado com trabalho realizado, mas sim no que cada pessoa acha que o produto deve valer. Harper afirma que “é um insight de extrema importância não apenas para a economia, mas para a liberdade, progresso e humanidade em geral. Isto ocorre pois são necessárias decisões dos indivíduos sobre o que comprar e vender como a principal fonte de informação sobre o que deve ser comprado e vendido.”

A afirmação tem a sua lógica, mas a sua aplicação em todos os produtos é simplesmente irrealista. Ao contrário da Bitcoin, a gama de valores de certos objetos tangíveis como um carro, uma ponte, acessórios/peças de roupa é muito mais restrita do que a infinita gama de valores que as pessoas decidem atribuir à Bitcoin. Devemos ser subjetivos pois, como vemos, nenhuma outra métrica de avaliação se aplica.

Willem Buiter, ex-economista-chefe do Citigroup Inc. e professor na Universidade de Columbia, escreve que assim como o dólar e o euro, a Bitcoin é uma moeda fiduciária. A única diferença é que o dólar e o euro têm bancos centrais para a sua regularização e a Bitcoin, como as restantes criptomoedas, não é regulada e é um ativo meramente especulativo cujo seu valor é que os mercados dizem que é.

Como sabemos, o mercado reage com a chegada de novas informações e é influenciado por opiniões, não por fundamentos. As oscilações do mercado que levaram a uma reviravolta e a picos sem precedentes das ações da GameStop ($GME) são um exemplo disso e é algo que não mudará com o passar do tempo.

A Bitcoin continuará a ser um ativo com um valor intrínseco de zero, cujo valor de mercado pode ser muito elevado ou nada.  “Apenas aqueles com apetite de risco saudável e uma capacidade robusta de absorver perdas devem considerar investir nisso”.

Autora: Margarida Fernandes | Fonte

spot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoin

Bitcoin (BTC)

$ 64,778.00
ethereum

Ethereum (ETH)

$ 3,101.94
xrp

XRP (XRP)

$ 0.520599
cardano

Cardano (ADA)

$ 0.489503

Artigos Relacionados

spot_img