De acordo com as informações apresentadas pelo Bundesbank no boletim de abril, a economia alemã cresceu no primeiro trimestre de 2023, evitando assim uma recessão técnica, que consiste em dois trimestres consecutivos de contração.
Desempenho positivo
Os economistas do Bundesbank salientam o desempenho positivo que a economia alemã apresentou no primeiro trimestre de 2023, o qual aconteceu um mês antes do esperado, verificando-se também um aumento da atividade económica. De relembrar que no boletim de março, o Bundesbank havia previsto uma contração da economia alemã no primeiro trimestre de 2023.
Inflação persistente
A inflação persistente está a representar consequências negativas, quer para o consumo privado, quer para os serviços aos consumidores. Como nem tudo é negativo, a indústria apresentou uma recuperação mais forte do que a esperada. Para a recuperação do setor da indústria contribuiu a queda dos preços da energia, o qual apoiou a produção principalmente nos setores de energia intensiva.
Setor da construção
O setor da construção foi objeto de um aumento da produção, apesar de a procura de serviços de construção tenha diminuído de forma acentuada, muito por força do aumento dos preços e dos custos de financiamento. Podemos atribuir o aumento da produção no setor da construção a fatores de ordem temporária, como por exemplo, o inverno ameno que se fez sentir em janeiro e fevereiro.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.