Atualmente assistimos a uma subida generalizada do preço dos alimentos, o que está a ter um peso incomportável na fatura das famílias portuguesas. Tendo em conta a falta de soluções para esta problemática que já se arrasta há demasiado tempo, neste artigo podes encontrar um conjunto de dicas que te podem ajudar a poupar na ida ao supermercado.
Elabore uma lista de compra
Antes de ir ao supermercado defina e estabeleça prioridades, procedendo à elaboração de uma lista com o que necessita. Além disso, realize o planeamento das suas refeições para o decurso da semana, o que por sua vez, torna mais fácil saber o que realmente necessita, evitando assim compras desnecessárias.
Demore o seu tempo
Nas idas ao supermercado nunca deve ir com pressa, pois é bom ter tempo para analisar as melhores escolhas.
Compare os preços
Verifique os preços dos produtos que consome com maior regularidade em diferentes supermercados e escolha aquele que oferece o melhor preço. Também pode comparar os preços de marcas diferentes para assim conseguir encontrar as opções mais económicas.
Critério na escolha dos produtos
No caso de produtos consumidos com grande regularidade e com prazos de validade alargados, como é o caso do café, dos cereais e da massa, opte por formatos familiares. Todavia, não se esqueça de comparar o preço por quilo, litro ou quantidade, pois é possível depararmo-nos com casos de reduflação.
O que é a reduflação? A reduflação consiste no processo no qual os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou em alguns casos aumenta.
Produtos ultracongelados vs Produtos Frescos
Avalie se em algumas situações pode proceder a uma substituição de produtos ultracongelados por produtos frescos mais baratos. De salientar que também pode optar por substituir produtos frescos mais caros por produtos ultracongelados mais acessíveis.
Alimentos prontos a usar
Os alimentos prontos a usar, como por exemplo, a cebola e o alho picados ou os cogumelos laminados são na maioria dos casos mais caros do que os inteiros. Quando comprar leguminosas como o feijão e o grão, opte por adquiri-las secas e proceder à sua preparação em casa.
Não vá às compras com fome
Evite ir ao supermercado com o estômago vazio, uma vez que, quando estamos com fome, temos a tendência de comprar mais alimentos do que verdadeiramente necessitamos e a fazer escolhas menos saudáveis e em alguns casos mais dispendiosas.
Leia com atenção os folhetos promocionais, os cupões e cartões de descontos
Antes de utilizar qualquer um dos elementos anteriores, verifique sempre se o preço compensa, se necessita do produto e se o valor registado na caixa corresponde ao anunciado.
Opte por produtos de marca própria
Muitos supermercados já oferecem aos seus clientes marcas próprias de produtos, as quais costumam ser mais baratas, quando comparadas com as marcas conhecidas, funcionando assim como excelentes alternativas.
Comércio Local
O comércio local pode funcionar como uma boa opção para comprar produtos frescos, já que é possível encontrar opções mais económicas do que nos supermercados.
Esperamos que estas dicas te possam ajudar a poupar no supermercado e a fazer escolhas mais conscientes. Nunca te esqueças de comparar sempre os preços e de ter em atenção se existem discrepâncias entre o preço do produto que está na prateleira e o preço a que esse mesmo produto está a passar na caixa.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.