Taxa de desemprego sobe ligeiramente para 5,7% em março

A taxa de desemprego subiu para 5,7% em março, sendo que o Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em baixa o valor para o mês de fevereiro, que acabou por se fixar nos 5,6%, segundo os dados divulgados em comunicado sobre as Estimativas mensais do emprego e do desemprego. A subida de 0,1 pontos percentuais da taxa de desemprego deveu-se à subida da taxa de desemprego jovem (dos 16 aos 24 anos), de 20,2% para 21,6%.

Mais especificamente, o INE estima que em março a população ativa tenha diminuído, em relação ao mês anterior, em 5,4 mil pessoas (0,1%) e que a população inativa tenha aumentado em 4,3 mil (0,2%). Os valores da população ativa resultam de uma maior diminuição da população empregada, enquanto a população inativa foi explicada, essencialmente, pelo “acréscimo do número de outros inativos, os que nem estão disponíveis, nem procuram emprego”.

Com tudo, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social destaca que este é “o valor mais baixo, no mês de março, dos últimos 20 anos”, em comunicado enviado após a publicação dos dados.

Já a taxa de subutilização do trabalho (indicador que agrega a população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis e os inativos disponíveis, mas que não procuram emprego) foi estimada em 11,1% para o mês de março, o que corresponde a 593,1 mil pessoas. A subutilização do trabalho atingiu em fevereiro de 2022 o valor mais baixo desde o início de 2011, sublinha o INE. 

Por fim, Ana Mendes Godinho salientou que a taxa de desemprego jovem diminuiu face a março de 2021, tendo-se fixado em 21,6%, algo positivo face à dificuldade de retenção de talentos por parte das empresas nacionais com a agravante da pandemia e adoção de medidas de gestão de risco dadas as dificuldades sentidas durante a pandemia e com o aumento exponencial dos preços dos bens.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img