Inflação em Portugal diminuiu para 8,3% em janeiro

O Instituto Nacional de Estatística apresentou na passada terça-feira, dia 31 de janeiro de 2023, os dados provisórios relativos à inflação, os quais apontam para um abrandamento da taxa de inflação homóloga para 8,3% em janeiro. Estamos assim perante um recuo de 1,3 pontos percentuais relativamente à taxa de inflação verificada em dezembro de 2022.

Principal responsável pelo abrandamento do Índice de Preços no Consumidor

Uma das componentes que mais contribuiu para o abrandamento do Índice de Preços no Consumidor, foi a referente aos produtos energéticos, destacando-se neste âmbito a diminuição de preços da eletricidade. Por outro lado, a taxa de inflação em Portugal relativa aos produtos alimentares não transformados sofreu um aumento acentuado, estando agora nos 18,5%.

Indicador de inflação subjacente

No que respeita ao indicador de inflação subjacente, o qual não tem em consideração os produtos alimentares não transformados e energéticos, o mesmo terá desacelerado para 7% em janeiro. Este valor traduz-se num recuo na ordem dos 0,3 pontos percentuais face aos 7,3% que haviam sido registados em dezembro de 2022.

Abrandamento do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, o qual possibilita a comparação de preços entre os vários países europeus, foi objeto de um abrandamento para os 8,6%, aquando da comparação com janeiro de 2022. Além de representar um abrandamento face a janeiro de 2022, o valor do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor representa também um recuo relativamente ao verificado em dezembro de 2022, o qual se situou nos 9,8%.

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img