Aumento do preço de construção de casa em 14% em abril.

Em abril, verificou-se um aumento homólogo de 60% do preço de materiais de construção como aço, cerâmica, madeira e gasóleo, levando a um aumento dos custos produtivos em 14,3%, refere o INE.

Segundo o INE, também a mão de obra teve uma subida de 5,8%, o que agravou o custo de construção de habitações. Esta subida de 14,2% em abril teve um aumento em 0,2 pontos percentuais relativamente a março (o mês anterior).

A subida nos preços pode ser vista como originária, por parte, no conflito armado na Ucrânia que provocou escassez das matérias-primas, segundo a jornalista Marisa Antunes

Deste modo, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), que mede o valor de construção em edifícios residenciais, teve um aumento desde o ano passado e agravou-se no início dos conflitos, apresentando uma variação de cerca de 3% no mês de abril. 

Recentemente, também houve um aumento no salário dos funcionários no setor da construção devido às dificuldades de retenção de pessoal qualificado. Isto levou a um aumento dos incentivos das empresas e também na remuneração.

Segundo o engenheiro José Rui Meneses e Castro, Managing Partner na MAP Engenharia, de forma a contrariar o problema, a empresa aumentou em cerca de 7% o salário dos colaboradores no setor da construção e procedeu à distribuição de resultados pelos funcionários.

Na totalidade, de acordo com Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o número total de postos de trabalho que necessitam de ser salvaguardados para manter a atividade com sustentabilidade é de cerca de 80 mil.

De forma a solucionar os problemas na obtenção de matérias-primas e gestão das melhores opções de compra surgem empresas como a VortalBuild

Esta empresa proporciona um “software de compras da construção para encontrar mais fornecedores qualificados, mais oportunidades de negócio e fazer negócios mais inteligentes” 

O software tem como objetivo melhorar a qualidade dos materiais disponíveis e as opções das empresas na escolha de fornecedores num “período de recuperação pós-pandêmico de instabilidade pelo impacto da guerra na Europa”.
Segundo Marisa Antunes, a utilização deste tipo de plataformas pode ser uma solução eficaz para “minimizar a imprevisibilidade” nos custos de materiais e mão de obra.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img