fbpx

Em 2023 a Alemanha deve entrar em recessão

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ifo, instituto alemão de investigação económica, fez uma inversão na sua análise de junho e agora afirma que a Alemanha irá entrar numa recessão valorizada em -0,3% sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

Na previsão de junho deste ano, o ifo previa um aumento no PIB de 3,7% sendo esta revertida, agora, para menos 0,3%. 

Simultaneamente, a previsão de inflação do instituto foi alterada, passando para 9,3% e aumentando em 6 pontos percentuais.

Devido à crise energética causada pela guerra na Ucrânia e os cortes de fornecimento da empresa russa Gazprom no que diz respeito aos gasodutos Nord Stream, a Alemanha foi forçada a alterar as suas fontes de fornecimento de gás e tomar medidas para garantir as provisões do mesmo durante todo o ano. 

Antes da guerra,  cerca de 55% das reservas de gás da Alemanha eram provenientes da Rússia devido aos custos mais baixos. Em junho deste ano, apenas 26% eram da Rússia. 

Como consequência dos cortes,  houve uma subida nos preços de eletricidade e gás e só é esperado que comecem a descer a partir de março de 2023.

“Os cortes no fornecimento de gás da Rússia durante o verão e os drásticos aumentos de preços que foram consequência estão a causar estragos na recuperação econômica após o coronavírus”, disse Timo Wollmershäuser, diretor das previsões do instituto ifo.

Do ponto de vista dos consumidores, estes veem o seu poder diminuir. Apesar de terem existido medidas do governo alemão para melhorar a situação económica, estas não conseguiram resolver totalmente a situação, afirma o instituto ifo. 

“A perda de poder de compra, medida pelo declínio dos salários reais per capita, que tem o valor de 3% este ano e no próximo, é maior do que em qualquer momento desde que o atual sistema de contas nacionais foi introduzido em 1970”, afirmou o diretor de previsões do instituto.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias

Últimas notícias

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img