Como escolher a sua corretora?

Uma dúvida bastante comum entre os investidores é, como escolher a melhor corretora para investir. Cada vez mais, as pessoas têm aprendido que é melhor investir fora dos bancos e que há um mundo para além da poupança.

Uma corretora de valores é uma empresa que atua no sistema financeiro com a função de intermediar a compra e a venda de títulos mobiliários aos seus clientes. 

São bastantes as corretoras que operam no mercado, desde DEGIRO, XTB, eToro, Plus500, entre muitas outras. Sendo assim, em primeiro lugar deve analisar a credibilidade da corretora, para isso pode consultar o website da respetiva corretora verificando assim, se a mesma está autorizada e regulada pela Autoridade do país, em que esta se encontra sediada.

No caso de optar por um broker sediado em Portugal, poderá consultar se este está regulado através da  lista de intermediários financeiros autorizados  e de entidades habilitadas a prestar serviços financeiros em Portugal em regime de livre prestação de serviços (“LPS”), no site da CMVM. Por outro lado, se a corretora estiver sediada num outro país que não Portugal, deverá verificar o site da respetiva reguladora de mercado. 

Após analisar a credibilidade da corretora, o próximo passo é analisar quais as comissões praticadas por estas. Como tal, uma estratégia do investidor poderá ser diversificar o seu portfólio por diversas corretoras, podendo aproveitar algumas vantagens ao abrir a sua conta em mais de uma corretora, como taxas melhores e mais opções de investimentos.

Fazendo uma analogia, uma corretora de valores é como um shopping center, ou seja, um shopping tem várias lojas, onde poderá fazer as suas compras, no entanto cada grande superfície tem lojas diferentes. Ou seja, tal como nos shoppings, cada corretora terá uma oferta diversificada de instrumentos financeiros, bem como comissões associadas distintas. 

No momento de escolha de corretora, deve ainda verificar se a corretora tem um fundo de garantia de investimentos associados. Ou seja, no caso de insolvência ou incomplacência, os investidores terão o seu capital assegurado até um determinado montante, sendo que esse montante varia de corretora para corretora.

De seguida, iremos dar enfoque a quatro corretoras que pode utilizar para transacionar instrumentos financeiros e perceber quais as  particularidades de cada uma delas:

XTB: Esta corretora é considerada uma das maiores corretoras de FX e CFD’s. Foi ainda premiada pela Rankia Portugal em 2020, tendo-lhe sido atribuído o prémio de melhor aplicação mobile para investir.

DEGIRO: Esta corretora, foi premiada diversas vezes nos últimos anos,tendo sido premiada em 2020 e 2019 pela Rankia Portugal, como a melhor corretora para transação de ações, em parte devido às comissões baixas praticadas pela corretora. Esta corretora dispõem ainda da possibilidade de investimento em penny stocks.

Trading212: É considerada uma boa corretora para iniciantes, em parte devido à sua simplicidade, no entanto apresenta poucos instrumentos financeiros, quando comparada com as anteriores corretoras.

eToro: Destaca-se por ter uma funcionalidade designada por “copy trading”, onde os seus investidores poderão ter acesso e copiar o portfólio de outros investidores. No entanto, esta corretora apresenta custos de transação superiores aos dos brokers acima.

De forma a ter uma perceção prática dos custos associados a cada uma das corretoras, é apresentado abaixo uma comparação de comissões entre os brokers anteriormente mencionados:

Nos quadros acima, apenas se encontram apresentadas as comissões que não se encontram diretamente relacionadas com a compra e venda de instrumentos financeiros, mas com as comissões cobradas pelos brokers ao longo do ano.

Como tal, é importante que o investidor tenha em conta no momento de investir, as comissões anuais, de conversão e de outras naturezas, uma vez que terão impacto no resultado do seu investimento.

Por fim, no momento que decida qual o instrumento financeiro que quer investir, deverá realizar uma análise financeira comparando as comissões cobradas pelas diversas corretoras. 

Relembramos os nossos leitores que investir envolve risco de perdas. 

Autor: Hugo Carmelo

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img