As cidades mais caras do mundo para se viver em 2022

O Economist Intelligence Unit (EIU), divulgou o índice das cidades do mundo mais caras para se viver, em primeiro lugar aparece Nova Iorque e Singapura. Esta é a primeira vez que a cidade americana aparece a liderar esta lista, já no caso da cidade do sudoeste asiático, em 2021 foi a líder desta lista.

Nos últimos tempos, todos vemos os aumentos verificados no custo de vida, causados pela invasão da Ucrânia, que nos faz sentir dificuldades nomeadamente na subida dos preços dos alimentos, da energia e outros produtos essenciais à nossa sobrevivência. 

Top 10 das cidades das caras a nível mundial

Com isto, cada vez mais pessoas procuram locais mais “acessíveis à sua carteira” para viverem e evitam regiões que sejam mais caras, para isso foi elaborado a lista das cidades mais caras em 2022, onde no top dez estão as cidades de Nova Iorque, Singapura, Tel Aviv, Hong Kong, Los Angeles, Zurique, Genebra, São Francisco, Paris e Copenhaga.

Cidades mais caras no “velho continente”

Ao nível Europeu, realçar o aumento verificado em várias cidades, principalmente em Moscovo e São Petersburgo. Na Ocidente do continente Europeu, o aumento dos preços do gás, dos combustíveis e da energia, têm sido bastante significativos, no entanto, foram várias as cidades europeias que desceram várias posições dentro desta lista. 

Londres, Lyon e Estocolmo entre as cidades “em queda”

Londres caiu para o 27º lugar, mas outras cidades do Continente Europeu, como Lyon e Estocolmo, também sofreram quedas nesta lista. Outros dos principais motivos desta queda poderá ser a valorização que o dólar teve durante este ano em relação a várias outras moedas como o euro e a libra.

Top 10 das cidades mais baratas

Ao nível das 10 cidades mais baratas, todas se encontram em países em desenvolvimento, destacando-se várias cidades que se encontram em países marcados por conflitos armados, como é o caso de Damasco na Síria e Trípoli, Líbia. Havendo ainda algumas cidades, como Almaty, Cazaquistão, Karachi, Paquistão ou Bangalore, Índia, caracterizadas por serem cidades importantes para os seus países e grandes centros de desenvolvimento económico. Por exemplo, a cidade cazaque é conhecida pela rota da seda, já as cidades banhadas pelo Oceano Índico são importantes pela sua inserção ao nível marítimo quer para a índia, quer para o Paquistão ao nível de exportações.

Para efetuar esta análise o EIU, analisa as variações em mais de 400 preços individuais em mais de 200 produtos e serviços de várias cidades, vendo assim as variações que os preços tiveram nessas cidades durante o ano.

Autor: Mário Costa



DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos Relacionados

Exit mobile version