Cashback: Se tens de pagar as contas do dia-a-dia, porque não garantir algum retorno?

Com o custo de vida cada vez mais alto, e, consequentemente, níveis de poupança das famílias portuguesas em níveis muito baixos, o cashback tem vindo a ganhar popularidade, representando uma forma inteligente e eficaz de poupar dinheiro (ou, otimizar o custo) enquanto fazemos as compras do nosso dia-a-dia. 

Esta nova tendência tem também vindo a mudar forma como as pessoas fazem e encaram as compras do seu dia-a-dia. Mas, o que é o cashback e as suas vantagens? E alguns cuidados que deves ter.

O que é o cashback?

O cashback consiste num conjunto de sistemas de recompensa que devolvem aos consumidores uma parte do dinheiro gasto numa determinada compra. Estes sistemas podem ser baseados na utilização de cartões de crédito ou débito, websites de cashback ou programas de fidelização. 

No caso dos cartões, estes oferecem, atualmente, cashback entre 0,7% e 4% dependendo do cartão utilizado. Se estiveres a fazer uma compra online, verifica se a loja está listada num site de cashback (por exemplo, beruby, letyshops ou picodi), e poderás acumular o cashback oferecido por estes sites, em compras nessas lojas, com o cashback oferecido no pagamento com cartão. Desta forma, o cashback acumulado numa compra online pode facilmente atingir +6%.

Por fim, tens os tradicionais, e já comumente utilizados, programas de fidelização das lojas, que te permitem acumular pontos ou saldo para compras futuras.

 

Vantagens

Retorno financeiro: a principal vantagem do cashback é o retorno financeiro que oferece aos consumidores. Com o aumento dos preços e a pressão económica em Portugal, esta prática permite que as pessoas recuperem dinheiro em cada compra que fazem, acumulando um retorno significativo ao longo do tempo.

 

Desenvolvimento de hábitos de compra inteligentes: esta pode ser a principal vantagem percebida após algum tempo de alguém que se iniciou no “mundo” do cashback, porque, muitas vezes, verifica que, efetivamente, se tornou mais consciente nas suas compras. Saber que vai receber dinheiro de volta pode motivar-te a pesquisar e comparar preços, bem como a evitar compras impulsivas. 

 

Variedade de parceiros: em Portugal existem programas de cashback que colaboram com uma vasta gama de marcas, desde supermercados até lojas de tecnologia, moda e viagens. Isso dá aos consumidores uma grande flexibilidade para ganhar dinheiro de volta em diversos tipos de compras.

 

Simplicidade: o processo para usufruir de programas de cashback é extremamente simples. Após a adesão aos cartões necessários e abertura de conta nos sites de cashback, tudo o que precisa de fazer é utilizar esses cartões no momento do pagamento e, nas compras online, aceder aos websites das lojas através dos links disponibilizados nos sites de cashback.

 

Cuidados a ter 

Apesar dos cartões de crédito com cashback poderem ser uma forma eficaz de ganhar dinheiro de volta em compras, é fundamental usar estes cartões com responsabilidade e organização financeira, para que estes sejam efetivamente um aliado na gestão das tuas finanças pessoais.

É imprescindível utilizar estes cartões apenas e só para fazer os pagamentos que irias sempre fazer com o teu cartão sem cashback, e paga a totalidade da dívida no final do mês, de forma que não pagues qualquer tipo de juro. 

É ainda importante verificar se os cartões não têm qualquer anuidade ou outro custo associado. Caso contrário, o benefício do cashback pode mesmo ser anulado por esses custos. Dica: os cartões de crédito com programas de cashback que efetivamente valem a pena não têm qualquer anuidade ou custo associado.

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos Relacionados

Exit mobile version