Wasoko, uma das empresas com maior crescimento em África, é uma startup que tem como principal objetivo apoiar as comunidades africanas no mundo do retalho.
Para tal, esta empresa estabelece um contacto entre os fornecedores e os retalhistas de forma mais facilitada e sem custos de transporte.
Esta startup, que inicialmente se intitulava Sokowatch, surgiu em 2016 no Quénia. Desde então, já se expandiu a mais de 60 mil comerciantes espalhados por 6 países africanos: Tanzânia, Ruanda, Uganda, Senegal, Costa do Marfim e Quénia.
A Wasoko lidera o ranking anual do Financial Times das empresas com crescimento mais rápido em 2022 em África. É de notar que, em março deste ano, arrecadou um investimento de 125 milhões de dólares na ronda B de financiamento da empresa.
A sua missão passa por aquela que tem sido a base do desenvolvimento e surgimento de startups com grande potencial em África, especialmente as de fintech, que visam utilizar a tecnologia para ajudar na exploração de mercados que até então têm sido “deixados de parte”.
A startup de rápido crescimento lida com múltiplos pedidos de milhares de comerciantes para os atribuir a grandes manufaturadores. O problema das economias de escala, que persiste neste setor, seria resolvido.
Todo o processo de fornecer os produtos aos retalhistas seria consideravelmente mais rápido e muito menos custoso para os mesmos.
O cérebro desta ideia foi Daniel Yu. A visão que teve para o setor permitiu que um grupo reduzido de fornecedores conseguisse fornecer os seus produtos em larga escala a um número elevadíssimo de pequenos retalhistas.
Estes jovens empreendedores, que detetam problemas em mercados com grandes oportunidades, transformam a vida de milhares de pessoas. Como a Wasoko, inúmeras outras têm um impacto semelhante, tais como a mPharma e a Komaza.
Autor: Diogo Andrade