Fundada em 2014, a Xpeng ($XPEV), fabricante de veículos elétricos com sede na China, prevê que o seu “bom momento possa continuar em Março e tem grandes esperanças que 2021 seja novamente sólido”, palavras do vice-presidente e presidente da empresa, ao Yahoo Finance.
Num relatório divulgado esta segunda-feira, as vendas aumentaram 345,5% para 429 milhões de dólares, em relação ao ano anterior. O total de entregas aumentou 302,9% para 12.964 e foi registado um prejuízo de 120.6 milhões face aos 168.1 registados no ano transato (valores convertidos de RMB para USD)
Segundo dados da empresa, para o primeiro quarto de 2021, prevê-se que as receitas aumentem 533%, em relação ao ano anterior.
Quanto a estimativas de resultados líquidos, a empresa não forneceu estimativas. Ainda assim, provavelmente, serão novamente registados prejuízos, à medida que a empresa tenta aumentar a produção, investir em investigação e desenvolvimento e construir uma nova fábrica, com abertura prevista para 2022.
Analistas da JPMorgan estimam que a Xpeng possa conquistar cerca de 8% do mercado de carros elétricos na China até 2025.
De momento, possui apenas 2 modelos, mas espera-se que o terceiro modelo da empresa, estilo sedan, seja lançado no segundo trimestre de 2021.
De notar, que a tecnologia de condução autónoma XPilot 3.0 da Xpeng tornou-se, recentemente, disponível, permitindo ações como a mudança de faixa com as mãos livres e o controlo da velocidade de navegação.
Quanto ao valor das suas ações, a Xpeng ($XPEV) não foge à realidade das outras empresas de veículos elétricos, pressionadas pela descida generalizada das cotações das empresas tecnológicas. Em relação aos últimos 5 dias, as suas ações sofreram um decréscimo de 12,22%. Contudo, ações de empresas semelhantes, como a NIO ($NIO) ou a Li Auto ($LI), caíram bastante mais, cerca de 28% e 26%, respetivamente.
Autor: Daniel Branco | Fonte: Yahoo Finance