A maior cadeia de supermercados dos Estados Unidos, o Walmart ($WMT), anunciou na sexta-feira, dia 14, que não obriga o uso de máscara em lojas, escritórios e outras instalações para clientes e funcionários totalmente vacinados.
A nova política da retalhista entrará em vigor na próxima terça-feira, dia 18 de maio, para os trabalhadores, que ascendem a 1,6 milhões, e teve início na passada sexta-feira para os seus clientes vacinados. Este anúncio deveu-se à alteração das diretrizes americanas por parte do US Centers for Disease Control and Prevention (CDC) no dia 14 de maio.
O Walmart é assim a primeira grande rede de supermercados a aliviar as suas restrições no que concerne à pandemia.
Contudo, a nova política não se aplica nas lojas, escritórios e outras instalações nas cidades e nos estados em que permanece obrigatório o uso de máscara, independentemente dos cidadãos estarem ou não totalmente vacinados.
Não consta no memorando do Walmart como a empresa poderá confirmar se os seus clientes estão ou não vacinados.
O facto do Walmart não exigir o uso de máscara em lojas, escritórios e outras instalações para clientes e funcionários totalmente vacinados não impede que os colaboradores e clientes usem máscara, caso o desejem.
A firma irá oferecer um bónus no valor de 75 dólares aos profissionais vacinados. De acordo com a empresa americana, “Estamos a incentivar todos os empregados a tomarem a vacina para ajudarem a terminar esta pandemia (…) Fá-lo pela tua saúde, pela tua família, pelos teus amigos, pela tua comunidade e pelo teu país – vamos ajudar a atingir as metas de vacinação nos EUA até ao dia 4 de julho.”
No início de maio, o presidente Joe Biden estabeleceu como objetivo vacinar 70% dos adultos nos Estados Unidos, parcial ou totalmente, até ao feriado nacional, 4 de julho. De acordo com o CDC, na última quinta-feira (13), mais de 154 milhões de americanos, cerca de 47% da população dos Estados Unidos, receberam pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19. O CDC acrescentou que quase 118 milhões de americanos foram totalmente vacinados.

Autora: Beatriz Domingues Pereira