Volkswagen anuncia enorme expansão no mercado dos carros elétricos

A Volkswagen ($VLKAF), a 2ª maior produtora de carros a nível mundial, acaba de reforçar a sua aposta no mercado de veículos elétricos, ao revelar um enorme projeto de produção de baterias.

A fabricante de automóveis anunciou que planeia construir seis gigafactories no continente europeu, até ao ano 2030. Estas fábricas seriam capazes de produzir 240 GWh por ano, o suficiente para fornecer energia a cerca de 4 milhões de carros Volkswagen ID.3, o principal modelo elétrico da marca alemã.

A estratégia principal da empresa prende-se por reduzir os custos de produção das baterias, sendo que foi também anunciada uma nova bateria (a ser oficialmente revelada em 2023) que será instalada em 80% dos carros produzidos por esta marca. Herbert Diess, CEO da empresa, revelou que “os custos de produção das baterias poderão ser reduzidos até 50%, quando comparados aos custos atuais” e que isso se iria traduzir em “veículos mais baratos”.

Este investimento, por parte da Volkswagen, vem confirmar a sua intenção de se tornar na maior produtora de veículos elétricos do mundo. Apesar desta intenção, a produtora alemã ainda se encontra muito atrás da Tesla ($TSLA), em diversos aspetos. Em 2020, a Volkswagen vendeu cerca de 231 mil carros elétricos, um aumento notável de 214% relativamente ao ano anterior. Ainda assim, no mesmo período, a Tesla vendeu mais do dobro, quase 500 mil.

A fabricante alemã anunciou, também, múltiplas parcerias com grandes empresas energéticas europeias, como a BP ($BP), a Iberdrola ($IBDRY) e a Enel ($EDCFF), tendo como objetivo operar 18 mil estações de carregamento público na Europa, e um total de 40 mil estações a nível mundial, até 2025. Por outro lado, a Tesla, possui atualmente 20 mil destas estações de carregamento, sendo que a expansão está a ocorrer a um ritmo muito mais elevado. 

Autor: Diogo Neves | Fonte: CNN

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img