Fonte da imagem: CNN
A Virgin Orbit Holdings, empresa detida por Richard Branson, deu na passada terça-feira, dia 4 de abril de 2023 entrada com um pedido de falência, depois de ter falhado uma missão espacial e de não ter conseguido garantir o financiamento de longo prazo que seria preponderante para repor as contas.
Despedimento de 85% dos colaboradores
Esta declaração de insolvência tem lugar poucos dias após a empresa ter anunciado publicamente que iria encerrar a atividade até novo aviso, procedendo ao despedimento de 85% dos seus colaboradores. Estas medidas têm como objetivo reduzir despesas devido à incapacidade da empresa em garantir financiamento importante para o seu funcionamento. A 15 de março, o CEO da Virgin Orbit, Dan Hart, havia dado aos colaboradores uma licença de uma semana enquanto a empresa procurava mais financiamento, algo que não chegou a acontecer e culminou no desfecho anunciado na passada terça-feira, dia 4 de abril de 2023.
Missão espacial falhada
No início de 2023, a empresa do multimilionário britânico, Richard Branson, fundada em 2017, tinha como objetivo o de lançar a primeira missão espacial a partir do Reino Unido. O objetivo não foi concretizado porque uma anomalia comprometeu toda a missão e impossibilitou que o foguetão entrasse em órbita. A 9 de janeiro de 2023, teve início uma missão denominada de “Cosmic Girl”. O foguetão “LauncherOne”, levantou voo na Cornualha, a 9 de janeiro de 2023, contudo uma hora após a divisão, a Virgin Orbit apercebeu-se da existência de uma anomalia.
15 milhões de dólares em encargos para a empresa
A falha na missão e as consequentes derrapagens financeiras originaram 15 milhões de dólares em encargos para a empresa relacionados com a decisão de proceder ao encerramento das operações. Este valor inclui 8,8 milhões de dólares em indemnizações aos trabalhadores e 6,5 milhões de dólares noutros gastos associados a serviços de recolocação e à lei WARN.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.