Elon Musk, o mais recente dono do Twitter, anunciou que a rede social vai passar a cobrar pelo selo de verificação.
O homem mais rico do mundo, dono da Tesla e, agora, dono da rede social Twitter já começou a anunciar mudanças na plataforma social.
O bilionário, que é muito ativo na rede social de que agora é dono, anunciou através de uma thread de tweets que passarão a haver mudanças, sendo a relevante a da subscrição de 8 dólares mensais para que se possa manter o selo de verificação.
No entanto, Musk referiu que este valor não é universal, isto é, será ajustado de país para país, consoante a respetiva paridade de poderes de compra (PPC).
De onde surge esta ideia?
O novo dono do Twitter justifica a sua nova decisão através de dois pontos. Por um lado, os subscritores do serviço de verificação terão o benefício do recurso exclusivo a ferramentas.
Fala-se de funcionalidades como prioridade ao nível das respostas, menções e searches, bem como a possibilidade de publicar vídeos de maior duração. Além disso, o usuário também será menos exposto (em 50%) a anúncios e publicidades.
Por outro lado, já numa vertente mais financeira, o próprio Twitter procura obter uma maior receita através deste modelo, o que, de acordo com Musk, servirá como forma de remuneração para os criadores de conteúdos da plataforma.
No entanto, quanto a este último ponto, não se sabe, para já, como este processo poderá ser feito.
O que mais vai mudar?
Para além desta novidade, Musk avançou ainda que o Twitter Blue – uma assinatura mensal que oferece acesso a recursos premium exclusivos – verá, também, o seu preço aumentar. Atualmente, esta ferramenta só se encontra disponível em algumas regiões como os EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, por uma quantia mensal de 4,99 dólares, mas Elon Musk quer que esta passe a custar 19,99 dólares mensais.

Sérgio Garcez, 20 anos, natural de Viana do Castelo. Atualmente frequenta o 3.º ano da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Dado o seu interesse pela área financeira e o seu gosto pela escrita, ingressou na MeuCapital em março de 2022, com o objetivo de promover a literacia financeira em Portugal.