Venezuela: Preços dos produtos aumentaram 39,4% em janeiro

De acordo com os dados apresentados pelo Observatório Venezuelano de Finanças, o índice do preço dos produtos ao consumidor na Venezuela aumentou 39,4% no mês de janeiro e cerca de 440% nos últimos doze meses.

Aceleração da inflação

Segundo o Observatório Venezuelano de Finanças, os números referentes à taxa de inflação em janeiro e à taxa anual de inflação, apontam para que a economia venezuelana tenha entrado numa fase de demarcada aceleração da inflação, por força da instabilidade macroeconómica observada. 

Produtos que registaram maiores aumentos

Relativamente ao aumento dos preços dos produtos e serviços é possível destacar os seguintes como aqueles que experienciaram os maiores aumentos: comunicações, com um aumento de 258,8%; vestuário e calçado, cujo aumento se situou nos 48,3%; alimentos e bebidas não alcoólicas, com um aumento de preços de 35,5%; serviços diversos e educação, com aumentos de 31,2% e 28,6%, respetivamente; restaurantes e hóteis, cujo aumento foi de 26,9%; transportes, com um aumento de preços de 26,2%; e, por fim, equipamento para o lar e aluguer de habitação, com aumentos na ordem dos 25,2% e 25%, respetivamente.

Bebidas alcoólicas, tabaco e serviços de saúde não são exceção

Como podemos observar anteriormente, o aumento dos preços dos produtos na Venezuela atingiu quase todos os setores e serviços da sociedade, sendo que as bebidas alcoólicas, o tabaco e os serviços de saúde não foram exceção. O preço das bebidas alcoólicas e do tabaco experienciou um aumento de 24,2%, já o preço dos serviços de saúde subiu 21%.

Aumento do preço dos alimentos mais duro para as famílias

Apesar de todos os aumentos de preços referidos, é o aumento dos preços dos alimentos, o que atinge de forma mais dura as famílias, por força da sua incidência nos gastos dos consumidores.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img