A venda de carros elétricos em Portugal atingiu um valor recorde no mês de janeiro, com um registo de 2258 carros ligeiros para transporte de passageiros e 165 veículos ligeiros para mercadorias.gasóleo
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgou dados relativos à venda de automóveis durante o mês de janeiro. Os valores divulgados mostram que, em Portugal, a venda de veículos elétricos está a atingir valores recorde, superando pelo 3º mês consecutivo os 2000 veículos vendidos. Relativamente a janeiro de 2022, registou-se um aumento de 134.5% nos veículos para passageiros e 57.1% nos veículos para transporte de mercadorias.
Segundo o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, “Continuamos a assistir a uma evolução gradual, tanto em Portugal como noutros países. Os números de janeiro, que traduzem o melhor mês de sempre em termos de vendas de elétricos, explicam-se com uma carteira de encomendas que já vinha de 2022″, sendo que estas encomendas só foram entregues agora, pois segundo o mesmo, “algumas das fábricas que alimentam o mercado europeu estiveram concentradas nas entregas em mercados como o alemão”.
Outros dos indicadores partilhados pela ACAP é que em Portugal foram matriculados 6270 automóveis ligeiros de passageiros novos eléctricos, plug-in (que recarregam com ligação à corrente) e híbridos elétricos (que recarregam em andamento), representando um crescimento de 58.4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Isto mostra que cada vez mais os portugueses mostram interesse em obter um veículo elétrico, com as vantagens cada vez mais patentes sobre a sua utilização, como a eliminação das emissões de gases com efeito de estufa ou a diminuição do custo de deslocação. Com estes carros deixa-se de sentir os aumentos que cada vez mais vemos ocorrerem nos produtos petrolíferos, como o gasóleo ou a gasolina e custos de manutenção também menores.
De uma forma global o mercado automóvel em Portugal sentiu um aumento durante o mês de janeiro, com mais de 14 mil novos carros a serem matriculados. Traduziu-se num crescimento anual de 43%, no entanto, os níveis pré-pandemia ainda se encontram longe de serem atingidos, pois se compararmos com janeiro de 2019, as vendas de automóveis no primeiro mês do ano foram inferiores em 9.5%.

Mário Costa, estudante do 1º ano do Mestrado em Finanças na FEP, Financial Content Writer na MeuCapital e Membro do Departamento de Corporate Finance no FEP Finance Club. É escuteiro desde os 9 anos e ao longo dos anos desenvolveu um forte interesse pela área financeira, tendo por a missão de contribuir para uma maior literacia financeira em Portugal.