Upskilling e Reskilling: dois conceitos importantes na era digital

A transformação digital a que assistimos atualmente veio revolucionar não só a forma como agimos, como também, a nossa forma de pensar e de trabalhar. Os efeitos das novas tecnologias no funcionamento da sociedade ainda não são completamente claros, todavia, é fundamental promover a adaptação do ser humano ao processo de transformação digital.

Ao longo deste artigo iremos descobrir dois termos relacionados com a aquisição de conhecimento, denominados de upskilling e reskilling, bem como, evidenciar o papel da formação para o acompanhamento da evolução constante das novas tecnologias.

Upskilling e Reskilling

Os termos upskilling e reskilling estão intimamente relacionados com a aquisição contínua de conhecimento e competências, sendo os mesmos fundamentais na conjuntura evolutiva da sociedade. O conceito de upskilling  tem a ver com a aquisição de conhecimento e competências numa perspetiva de crescimento, enquanto que o termo reskilling, funciona numa perspetiva de reconversão.

Estes dois conceitos são processos essenciais, tanto na ótica das organizações empresariais, uma vez que estas se conseguem tornar mais competitivas através da otimização do seu capital humano, como também do ponto de vista do ser humano individual, permitindo que este adquira ferramentas de modo a adaptar-se de uma forma mais concreta e mais ágil à era digital, incrementando a sua probabilidade de sucesso na mesma. Além disto, estes dois conceitos também contribuem para a criação de novas oportunidades de emprego, uma vez que, atualmente, qualquer função exige conhecimentos a nível tecnológico.

Principal diferença entre ambos os conceitos 

O principal elemento divergente entre os conceitos de upskilling e reskilling é o seguinte: o conceito de upskilling ostenta como objetivo o de ensinar novas competências, enquanto que o termo reskilling comporta o reajuste de funções e postos de trabalho. O ponto em comum entre estes dois conceitos consiste no facto de estes gerarem uma evolução positiva do mercado empresarial, uma vez que, trazem não só especialização, como também, uma maior versatilidade dos seus intervenientes.

Vantagens do Upskilling e do Reskilling

Além dos benefícios supra apresentados, é de relevo salientar as seguintes vantagens inerentes aos conceitos de upskilling e reskilling:

– Alimentam uma dinâmica positiva, permitindo que as empresas melhorem não só a sua capacidade de retenção de talento, como também a reputação e imagem corporativa. Estes conceitos também propiciar um incremento da motivação dos colaboradores, na medida em que, estes sentem que a empresa está a investir na sua formação;

– Proporcionam às pessoas um melhor desempenho profissional, tendo mais opções e consequentemente, uma maior realização profissional, já que sentem uma maior confiança nas suas qualificações.

Formação e novas tecnologias

A formação constitui um elemento fundamental para a criação de bases de conhecimento, assim como, para o desenvolvimento de competências, exigíveis para fazer face à evolução e surgimento constante de novas tecnologias. A evolução constante das novas tecnologias evidencia a importância da formação ao longo da vida, como um elemento ao qual se deve prestar máxima prioridade. As competências e os conhecimentos estão em permanente evolução, em concordância com as dinâmicas criadas pelo mercado e pelos clientes.

Ao apostarem na formação dos seus colaboradores, as organizações empresariais, não estão somente a valorizá-los, como também, incrementam a sua posição negocial no mercado empresarial. Deste modo, torna-se fundamental que as empresas implementem nos seus processos produtivos uma cultura baseada na formação e na progressão profissional, contribuindo assim, para a retenção de talento.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img