União Europeia marca aniversário da invasão com medidas drásticas contra a Rússia

Fonte da imagem: Reuters

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, concluiu a aprovação do  décimo pacote de sanções à Rússia, na data em que se assinala 1 ano desde do início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

“Congratulo-me com a adoção formal do 10.º pacote de sanções contra a Rússia, o mais extenso de sempre”, escreveu Von der Leyen na rede social Twitter. 

A presidente da Comissão Europeia disse que as novas sanções se destinam a fazer esgotar o arsenal de guerra da Rússia e a atingir a economia do país.

O novo pacote da UE inclui restrições às exportações de elementos tecnológicos europeus importantes para o funcionamento do exército russo e onde os iranianos não escaparam ilesos, devido ao seu apoio à Rússia no contexto da guerra.

“Estamos também a aumentar a pressão sobre aqueles que tentam contornar as nossas sanções”, disse Von der Leyen.

O pacote inclui um veto à importação de vários produtos industriais russos, como borracha sintética, que esteve no centro das discussões dos últimos dias, face a divisões na UE sobre a quota permitida ou o período de transição para a aplicação da proibição de importação.

O Presidente Zelensky, que estava presente na reunião entre o colégio da Comissão Europeia e o governo ucraniano, não ficou totalmente satisfeito apesar dos novos esforços europeus para travar a potência russa. Afirmou que a pressão “sobre o agressor russo” deve ser aumentada, e diz esperar “medidas decisivas” contra a Rosatom – empresa estatal russa para o desenvolvimento de energia nuclear- bem como “mais pressão sobre militares e bancos”.

No total, após um ano da invasão da Rússia, a UE já impôs sanções a mais de 1.300 indivíduos e mais de 170 entidades, incluindo o Presidente russo, Vladimir Putin, e comandantes militares, oficiais e oligarcas que cooperam com o regime para facilitar a agressão contra a Ucrânia.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img