União Europeia apreensiva com ligações entre Turquia e Rússia

A União Europeia mostrou-se, este fim de semana, deveras preocupada com o facto de a Turquia manter uma relação estreita com a Rússia, apesar da guerra na Ucrânia e das fortes sanções ocidentais contra a Rússia.

Motivo de grande preocupação

Josep Borrell, chefe da política externa da União Europeia, salienta que o estreitamento dos laços económicos entre a Turquia e a Rússia constitui um motivo de grande preocupação. Além disso, Josep Borrell, chefe da política externa da União Europeia também afirma que outro motivo de apreensão para a União Europeia prende-se com o facto de a Turquia ter adotado uma política de não aderir às medidas restritivas da União Europeia contra a Rússia.

União Europeia e Turquia formam uma união aduaneira

Segundo Josep Borrell, a União Europeia e a Turquia formam uma união aduaneira, a qual possibilita a livre circulação de mercadorias, inclusive mercadorias que podem ser utilizadas quer para fins civis, quer para fins militares. Nesta sequência, o chefe da política externa da União Europeia considera que seria fundamental que a Turquia não oferecesse à Rússia soluções que permitam contornar as sanções, algo que considera que a Turquia não está a cumprir ao manter relações económicas com a Rússia.

Presidente turco planeia reunir-se com os seus homólogos

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem como objetivo reunir-se com a maior brevidade possível com os seus homólogos russo e ucraniano de modo a discutirem a robustez de um acordo no corredor de cereais do Mar Negro, o qual será patrocinado pela Organização das Nações Unidas.

 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img