De acordo com as informações avançadas pela agência Reuters, os tripulantes de cabine da companhia aérea Swiss terão aumentos salariais entre 4% e 18%. Este aumento salarial tem origem no novo contrato de cinco anos, o qual foi acordado na unidade da alemã, Lufthansa.
Companhia aérea Swiss
A Swiss International Air Lines, representa a principal companhia aérea suíça, sendo detentora de rotas para a América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e África, perfazendo um total de 102 destinos em 46 países. Foi fundada a 31 de março de 2022, em Berna, na Suíça e opera essencialmente a partir do Aeroporto de Zurique e do Aeroporto Internacional de Genebra. A Swiss International Air Lines possui desde 2005 uma aliança comercial com a Star Alliance. De salientar que a Start Alliance é originária de uma aliança de companhias aéreas a nível global.
Benefícios significativos para todos os tripulantes de cabine
O dirigente sindical, Reto Schmid, considera que o entendimento sobre o acordo coletivo de trabalho, acarreta benefícios verdadeiramente importantes para todos os tripulantes de cabine da companhia aérea, tanto no que respeita à remuneração, como também no planeamento das vidas privadas. Uma maior segurança no planeamento das vidas privadas por parte dos colaboradores constitui um elemento importante de motivação e retenção, perante a conjuntura de incerteza que o Mundo enfrenta atualmente.
Salário mensal inicial de 4.040 euros
O aumento salarial que terá lugar na companhia aérea Swiss irá traduzir-se numa subida do salário mensal inicial para 4.000 francos suíços, ou seja, cerca de 4.040 euros, a partir de janeiro de 2023. De acordo com a companhia aérea, os salários dos atuais trabalhadores irão aumentar pelo menos 4% em todos os escalões remuneratórios.
100 milhões de francos suíços
As melhorias salariais acordadas no âmbito do acordo coletivo representarão para a companhia aérea Swiss um custo de 100 milhões de francos suíços em investimentos, ou seja, mais de 101 milhões de euros, em investimentos adicionais nos próximos cinco anos.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.