A Tranquilidade, detida pelo grupo Generali Seguros, é a mais recente acionista do banco CTT, num negócio que envolve várias vertentes.
Generali Seguros
A Generali Seguros é uma seguradora espanhola , que faz parte da seguradora italiana Assicurazioni Generali , cuja atividade se baseia em oferecer soluções de seguros tanto para pessoas físicas quanto para PMEs ou grandes corporações.
A empresa surgiu em 2010 da fusão entre o Banco Vitalicio e a Estrella Seguros, ambos pertencentes à italiana Assicurazioni Generali , que operava em Espanha (sob outras marcas) desde 1834.
Generali e Tranquilidade
O grupo Generali concluiu com sucesso o processo de fusão das suas atividades em Portugal após ter adquirido a Seguradoras Unidas, SA, (entidade que detinha a Tranquilidade) em janeiro de 2020.
Na sequência deste processo, a Seguradoras Unidas incorporou a Generali Companhia de Seguros, SA e a Generali Vida Companhia de Seguros, SA tendo alterado a sua designação para Generali Seguros, SA.
Esta fusão permite “operar com maior escala e eficiência e reforçar as propostas de valor e soluções para os Clientes e Mediadores que trabalham com a companhia”.
Adicionalmente reforça ainda a posição de solidez e solvência financeira e harmoniza o modelo de governo e mecanismos de controlo.
Detalhes do negócio
De acordo com o documento publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, CMVM, a Tranquilidade passa a deter uma participação de cerca de 8,71% do Banco CTT.
Segundo o mesmo documento, esta entrada pressupõe uma injeção de 25 milhões de euros no capital social do banco privado português.
O acordo prevê ainda uma parceria estratégica entre os CTT e a Generali Seguros que inclui acordos de distribuição de longo prazo, com período de exclusividade renovável a cada 5 anos, para a distribuição pelos CTT e pelo Banco CTT de produtos de seguros de vida e não vida da Tranquilidade/Generali Seguros.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.