Toyota triplica investimento em fábrica de baterias nos EUA

spot_imgspot_img

A construtora de automóveis japonesa Toyota anunciou, no passado dia 31 (de agosto), um investimento de cerca de 3,8 mil milhões de dólares norte-americanos, segundo avança a Reuters.

O investimento vem retificar o ora anunciado em 2021, no montante de 1,29 mil milhões de dólares, destinado à produção de baterias para carros elétricos, na Carolina do Norte, EUA.

Esta decisão foi fundamentada pelo facto de ter ocorrido um aumento da procura por baterias e, ainda, pela compensação, em forma de reembolso, que o estado da Carolina do Norte se comprometeu a atribuir à fabricante de automóveis — até 315 milhões de dólares — caso esta se comprometesse a investir pelo menos 3 mil milhões de dólares.

Na verdade, segundo avança a Reuters, a aprovação da Lei de Redução da Inflação dos EUA potenciou o aumento do investimento anunciado, já que esta prevê incentivos aos fabricantes e créditos fiscais aos consumidores com o objetivo de aumentar o conteúdo local em viaturas elétricas e baterias.

Ainda que a Toyota acredite veemente que o futuro da transição energética passe pela adoção de carros movidos a hidrogénio, os dois fatores referidos levaram-na a reconsiderar.

A Panasonic será sua parceira, quer em Liberty, quer na Carolina do Norte, fruto da joint venture Prime Planet Energy & Solutions (PPES), tal como referiu Norm Bafunno, da Toyota Motor North America, aos media.

Está prevista a inauguração da fábrica, em Liberty, para 2025, que irá, assim, receber mais duas linhas de produção dedicadas à produção de baterias para carros 100% elétricos, a somar às restantes quatro já planeadas para o desenvolvimento de baterias para híbridos, dos quais o Toyota Prius é exemplo.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img