Portugal, recentemente, tem se destacado cada vez mais como um país com grande potencial empresarial, impulsionado por um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação.
Com uma economia aberta e diversificada, mão de obra barata, elevada qualidade de vida e segurança, o país tem atraído investimentos internacionais e incentivado o surgimento de novas empresas bem como os mais recentes “Nómadas-digitais”.
Além disso, Portugal tem uma localização geográfica privilegiada, sendo um ponto estratégico para o comércio entre Europa, América e África. Tudo isto tem contribuído para que Portugal seja reconhecido como um dos países mais promissores do mundo para se investir e empreender.
Nesta perspectiva, é importante destacar algumas das startups portuguesas que se têm vindo a distinguir no cenário nacional e internacional, oferecendo soluções inovadoras e disruptivas em diversos setores. Nesta primeira parte vão ser expostas as primeiras 5 startups portuguesas para ficar de olho em 2023:
Rely.io: Fundada em 2020, a Rely.io desenvolveu uma plataforma projetada para ajudar equipas de software a monitorizar e otimizar a confiabilidade do software, sem sacrificar a inovação e o desenvolvimento de novas funcionalidades. Os engenheiros podem facilmente conectar a plataforma às suas ferramentas de monitorização e observabilidade já existentes. A empresa com sede em Almada garantiu 2 milhões de euros em 2022.
Pleez: Nascida na capital Portuguesa, Pleez ajuda os restaurantes a otimizar os seus menus e potenciar as receitas. Oferece equipamentos tecnológicos digitais que ajudam os donos e os gerentes dos restaurantes a aproveitar dados e algoritmos com objetivos estratégicos. A implementação desta tecnologia poupa tempo, aumenta a eficiência e liberta o fardo administrativo que este setor carrega, muito por culpa da falta de digitalização dos seus processos. A start-up já angariou mais de 1,5 milhões de euros e opera no sul da Europa com marcas como os 100 Montaditos.
Clean Watts: Sediada na cidade dos estudantes em Coimbra, a Clean Watts é uma empresa do setor das “clean energies”. Fundada em 2020, a CleanWatts está comprometida em simplificar, amplificar e acelerar a transição energética para empresas, comunidades e cidadãos de todo o mundo. Segundo consta no site oficial “ O nosso sistema operativo foi desenvolvido para gerar mais valor com uma gestão inteligente da energia ligando produção, armazenamento e consumo, melhorando a negociação e o balanço energético a todos os níveis da comunidade local. Desde o seu lançamento a empresa já assegurou 16 milhões de euros.
LUGGit: A LUGGit apresentou-se com uma nova forma de viajar, através de uma redefinição da maneira como a bagagem é transportada. Fundada em 2019, a empresa conecta viajantes com condutores independentes (Keepers) que recolhem e entregam a bagagem no local e hora pretendidos. Os viajantes conseguem rapidamente agendar o serviço e ter acesso à localização em tempo real da sua bagagem. A start-up foi finalista na edição de 2022 da FutureTravel Summit’s Pitch Competition.
Noty.ai: é uma verdadeira impulsionadora da Inteligência Artificial(AI). Esta empresa, fundada em 2020, pretende tornar as reuniões mais produtivas, oferecendo uma ferramenta de transcrição em tempo real. Falamos de notas, acções sugeridas e “follow-ups” que podem ser feitas em segundos. Esta startup sedeada em Lisboa já angariou 500 mil euros e com o crescimento destas ferramentas de AI muitos mais milhares virão.
Estas foram as primeiras 5 empresas portuguesas deste TOP-10. Aguarda pela PARTE 2 para ficares a conhecer as próximas 5 empresas nacionais com mais potencial.

Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.