A icónica montanha Matterhorn, uma das mais famosas montanhas dos Alpes suíços, vai deixar de ser a cara das embalagens do chocolate Toblerone.
A marca transferiu recentemente 50% da sua produção para a Eslováquia, o que vai contra a regulamentação suíça. A lei suíça, de 2017, determina que apenas os produtos produzidos internamente no país (ou maior parte deles) podem utilizar símbolos nacionais nas suas marcas e campanhas de marketing.
Desta forma, é o adeus a um dos picos mais conhecidos dos Alpes suíços na embalagem do Toblerone, cuja substituição passará por uma linha de uma montanha mais “standard” de modo a não violar esta lei suíça.
Segundo a mesma informação de um porta-voz da Mondelez, empresa norte-americana detentora da marca Toblerone, nas embalagens do chocolate também se vai passar a ler “estabelecido na Suíça”, e não o antigo “ Made in Switzerland”.
Segundo os estudos de mercado do The Guardian, o rótulo “Made in Switzerland” permite às marcas aumentar os seus preços em 20% em comparação com os dos seus concorrentes.
Para bens de luxo, os preços podem ser aumentados até 50% devido à origem suíça. Apesar disto, Stefan Vloger, um especialista em marketing, garante que não são esperados impactos previstos nas vendas.marketi
A transferência da produção para a Eslováquia – país, aliás, em que a Mondelez também produz os chocolates Milka – deve-se à necessidade de “responder ao aumento da procura a nível mundial e para fazer crescer a marca Toblerone para o futuro” – justifica a marca Mondelez.
Contudo, questões laborais também se levantaram, devido ao facto de os trabalhadores na Suíça terem exigido um aumento salarial de 6%.
A Mondelez detém várias marcas, entre as quais a Côte D’or, a Oreo, Chips Ahoy!, Cadbury, Trident, Halls, Tuc, Tang ou a Belvita.
Francisco Castilho, 20 anos, natural de Coimbra. Atualmente frequenta o 2ºano da licenciatura em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Terminou recentemente um programa de embaixadores numa empresa de estratégia e marketing digital (Triber Academy), desempenhado a função de digital marketing copywriter. As áreas dos investimentos, finanças pessoais e análise fundamental de empresas são as que mais constam nos seus artigos e procura aprender mais com as diversas temáticas que surgirão na MeuCapital.