TikTok bane influencers que promovam criptomoedas

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A popular plataforma de vídeos TikTok baniu anúncios relacionados com criptomoedas. A medida foi anunciada para ajudar na prevenção de golpes financeiros e não se restringe ao mercado das moedas digitais. Além das criptos, uma série de outros serviços e produtos financeiros, como empréstimos, cartões de crédito e negociação forex, também foram proibidos pela empresa sediada na China.

A capacidade de anunciar no TikTok ainda é uma opção para alguns, no entanto o verdadeiro problema reside nos próprios influencers. Estes geralmente recebem uma taxa fixa ou comissão para promover certas moedas, trocas, Apps ou outros produtos relacionados. Esta nova  política de publicidade declara que as empresas de serviços financeiros podem anunciar para utilizadores-alvo, maiores de 18 anos de idade. No entanto, os anúncios de ativos digitais e criptomoedas já estão proibidos na plataforma. Isto afeta diretamente algumas empresas, como é o caso da Revolut que fazia parcerias com influencers – conhecidos como conselheiros do “fintok” – para atender ao público jovem da aplicação. Entretanto, a nova política cancelará essas colaborações.

De acordo com o Daily Mail, a nova política é apagar o conteúdo de influencers digitais que utilizam o TikTok para promover operações financeiras. Como os conteúdos são perigosos, quando mal utilizados, a plataforma de vídeos espera impedir as fraudes provenientes do uso da plataforma.

De acordo com um relatório de fevereiro da Financial Conduct Authority (FCA) do Reino Unido, o TikTok tem sido usado para atingir investidores jovens e ingénuos que procuram ganhar dinheiro fácil e  rápido. Muitos dos influencers do “FinTok” estavam até a sugerir que as pessoas investissem em ações como GameStop e AMC. 

No final de 2020, o Tik Tok havia proibido alguns conteúdos de marketing. Na ocasião, a empresa deixou claro que promessas de lucros são irreais e não poderiam mais ser divulgadas por influencers.

Esta nova medida do TikTok é global, ou seja, caso alguém em Portugal também publique algum favorecimento relativo a instituições financeiras ou a criptomoedas, poderá sofrer retaliações pela empresa, principalmente se o conteúdo for considerado tóxico pelas novas regras.

Autor: Henrique Gil

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