Tesla: retorno a baterias baseadas em ferro

No início da semana passada, Elon Musk declarou a sua opinião positiva relativamente às baterias baseadas em ferro, relevando que a Tesla ($TSLA) se está a focar na “mudança a longo prazo” em direção às baterias de lítio mais antigas e baratas – LFP (fosfato de ferro-lítio). Estas baterias são produzidas à base de ferro e utilizadas na linha de produção da Tesla no que toca a equipamentos de armazenamento energético e veículos elétricos de gamas mais baixas. 

O CEO da Tesla projeta que as baterias da marca poderão vir a ser compostas por dois terços de ferro e um terço de níquel. “E isto é realmente bom, uma vez que há abundância de ferro no planeta”, disse Elon Musk. 

Os comentários de Musk refletem uma mudança que já está a ser tomada dentro do setor automóvel, principalmente na China. As baterias produzidas fora da China têm sido predominantemente de níquel, pelo que estas novas baterias se tornam atrativas aos produtores automóveis, uma vez que a sua química concede-lhes uma maior densidade energética, possibilitando o aumento da autonomia dos produtos dos fabricantes automóveis. 

Se o otimismo de Musk levar a uma revolução no uso de baterias elétricas, coloca-se a questão de se as produtoras de baterias fora da China conseguirão acompanhar esta tendência.

Musk não é o único executivo da indústria automóvel interessado no retorno às baterias LFP, dado que, no início deste ano, o CEO da Ford ($F), Jim Farley, disse que a empresa iria utilizar baterias LFP nalguns veículos comerciais. Também o CEO da Volkswagen (€VOW3.DE), Herbert Diess, anunciou, durante o Battery Day da empresa, que seriam utilizadas baterias LFP nalguns dos seus automóveis de gamas mais baixas. 

As baterias LFP são atrativas por várias razões, nomeadamente não serem dependentes de materiais ultra-raros e com preço volátil, como é o caso do cobalto e do níquel. Para além disso, apesar de serem menos energeticamente densas que as baterias de níquel, as baterias LFP são significativamente mais baratas. Isto torna-se vantajoso para quem procura a transição para os veículos elétricos, dado que baixar os custos por veículo irá, provavelmente, aumentar a adesão a veículos elétricos.

Elon Musk vê um futuro brilhante para as baterias baseadas em ferro na Tesla e os seus comentários ajudaram ao retorno das baterias LFP à ribalta.

Autor: Gil Neto 

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img