Tensão nos mercados turcos após decisão no Banco Central

A tensão nos mercados turcos tem vindo a aumentar após a recente decisão no Banco Central. Este fim de semana, o presidente da Turquia, Recep Tayyip  Erdoğan , tomou a decisão inesperada de dispensar o presidente do Banco Central do país. Naci Ağbal encontrava-se no cargo apenas há quatro meses e foi destituído devido a um aumento inesperado nas taxas de juro.

Embora o presidente do Banco Central tenha sido rapidamente substituído, isto não impediu de se criar uma tensão nos mercados turcos, originando um sell-off intenso no mercado de ações na segunda-feira, com a Lira a apresentar uma desvalorização de 14%. 

Mesmo com os mercados turcos a demonstrar sinais de rebound antes desta situação inesperada, Charles Robertson afirma que o número de investidores em economias emergentes que estavam dispostos a investir em ativos turcos desceu para metade.  O economista-chefe do Renaissance Capital, Banco de Investimento de mercados emergentes, considera que os investidores veem o Presidente Erdoğan como demasiado imprevisível, comprometendo a estabilidade do país.

As agências de rating consideram que os riscos de investir no país aumentaram desde que Kavcioglu, legislador do partido que se encontrava no poder anteriormente, defendeu a visão controversa de Erdoğan – taxas de juro elevadas originam um aumento da inflação.

Autora: Sofia Magalhães | Fonte: Financial Times

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img