Taxas EURIBOR atingem novos máximos

Esta segunda-feira, dia 25 de abril de 2022, as taxas Euribor assumiram novamente uma tendência crescente, ultrapassando assim os máximos atingidos no passado.

Os níveis de inflação apresentados na zona euro eram um problema, que por sua vez foi agravado com a chegada da pandemia COVID-19. Perante este cenário, o Banco Central Europeu (BCE) começou a aplicar uma política monetária restritiva, aumentando significativamente as taxas de juro para combater a inflação. No entanto, o cenário de Guerra na Ucrânia provocado pela Rússia veio trazer a volatilidade nas taxas de juro Euribor.

Deve-se realçar que a evolução das taxas de juro Euribor está fortemente relacionada com a evolução das taxas de juro diretoras do BCE e, ainda, que as Euribor são fixadas tendo por base as taxas médias que um conjunto de 57 bancos da zona euro utilizam para a conceção de crédito.

No que diz respeito à taxa Euribor a seis meses (EUR6M), verificou-se um aumento de 0,029 pontos percentuais face à última sexta-feira, dia 22 de abril de 2022. Deste modo, deixou de estar valorizada por -0,21% e passou para -0,239%, atingindo um novo máximo que não era verificado desde junho de 2020. Em Portugal, a tendência e a evolução desta taxa tem particular importância na qualidade de vida da população, na medida em que a EUR6M é frequentemente utilizada para os créditos à habitação.

No que concerne à taxa Euribor a doze meses (EUR12M), verificou-se, igualmente, uma tendência crescente, mantendo-se entre os valores positivos. Assim, fixou-se nos 0,134 pontos percentuais, traduzindo-se num incremento de 0,05% face à última sexta-feira. Nesse sentido, a taxa EUR12M atingiu um novo máximo desde outubro de 2015, em contraste com o valor mínimo de -0,518% verificado a 20 de dezembro de 2021.

 Paralelamente às taxas mencionadas anteriormente, a taxa Euribor a três meses (EUR3M) também assumiu uma tendência crescente, subindo para os -0,415%, mais 0,012% do que o apresentado na última sexta-feira. Deste modo, esta taxa atinge, também, um novo máximo que não era verificado desde julho de 2020.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img