Taxa de juro dos depósitos atingem os 0,9%

O sector da banca em Portugal, parece finalmente começar a aplicar os aumentos das taxas de juro de referência do Banco Central Europeu às taxas de juro dos depósitos. Até março as taxas de juro dos depósitos aumentaram para os 0,9%, o maior aumento em 12 anos.

São sinais animadores aqueles que foram divulgados pelo Banco de Portugal, a taxa de juro dos novos depósitos a prazo de particulares aumentou 35 pontos base em março, para 0,9%. Segundo a Instituição é a “maior subida mensal desde 2011”. No entanto, nota que Portugal é o país da área do euro com a segunda taxa mais baixa, apenas atrás do Chipre.

Se compararmos com a Zona Euro, vemos que no nosso país ainda se praticam taxas de juro aos depósitos bastante baixas, por exemplo, em França e em Itália, as taxas de juro dos depósitos são, respectivamente, 2,77% e 2,75%.

A média dos países da Zona Euro é 2,11%, cerca de 2,34 vezes maior que aquela que é praticada no nosso país, isto demonstra o caminho que ainda tem de ser percorrido pela Banca Portuguesa no sentido de compensar melhor os investimentos feitos pelos Portugueses.

Um dos principais motivos de vermos a Banca Portuguesa a aumentar as taxas de juro dos depósitos tem a ver com o facto de uma grande parte dos portugueses ter, durante o final de 2022, decidido optar por retirar as suas poupanças dos depósitos a prazo na banca e aplicá-los antes em certificados de aforro, um produto que tem registado aumentos, quer na procura, quer nas suas taxas anuais que atingiram os 3,5%, o valor máximo permitido por lei.

Quanto aos depósitos a prazo, apesar do decréscimo verificado no final do ano passado, o Banco de Portugal informa que “o montante de novos depósitos a prazo de particulares totalizou 7.563 milhões de euros [em março], mais 1663 milhões do que no mês anterior.”

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img