Taxa de desemprego em Portugal mantém-se

No mês de agosto, a taxa de desemprego em Portugal manteve-se nos 6% – valor idêntico ao registado no mês precedente.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou no dia de ontem que a taxa de desemprego em Portugal se situou nos 6%, no passado mês de agosto. 

No final do mês anterior, o INE tinha apresentado dados que permitiam aferir que a taxa de desemprego em Portugal no mês de julho se situava nos 5,9%, muito próxima da registada em agosto.

Se procedermos à comparação em termos homólogos, o que conseguimos concluir é que a taxa de desemprego se mostra inferior em 0,3 pontos percentuais.

No entanto, deve-se realçar que os dados correspondentes ao mês de julho não são definitivos, tendo em conta que as estimativas serão revistas nos dados do dia de hoje.

Se analisarmos os valores referentes à população ativa, de forma a desdobrar a taxa de desemprego, verificamos que se registou uma diminuição de 0,1% face ao mês de junho. No entanto, face a julho do ano passado acabou por registar aumento de 0,1%. 

A população inativa também cresceu 0,3% face a junho, mas registou perdas de 1% face ao mesmo período do ano anterior.

O INE refere que, para agosto de 2022, se estima “que a população ativa tenha tido um acréscimo, em relação ao mês anterior, de 7,0 mil pessoas (0,1%) e que a população inativa tenha tido um decréscimo de 8,8 mil (0,4%)”.

Em termos de população empregada, verificou-se um recuo de 0,1% face ao mês de julho e um aumento de 0,9% face ao mês homólogo. 

A contrariar a tendência tem-se a população desempregada, que se viu recuar em 1,1% face ao mês de junho e 10,2% face ao mesmo período de 2021.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img