Tabaco rende quase 3,3 milhões de euros para a receita fiscal

O setor do tabaco contribuiu com quase 3,3 milhões de euros por dia para a receita fiscal do Estado ao longo do ano de 2021. 

A produção e comercialização dos produtos fabricados no setor tabaqueiro em Portugal renderam quase 3,3 milhões de euros por dia para a receita discal do Estado, por via dos impostos, ao longo de 2021. 

Esta receita acaba por totalizar um montante na ordem dos 1,2 mil milhões de euros por ano, estando a produção nacional “responsável” por 15% do total das vendas de cigarros na União Europeia (UE).

Estas são as conclusões que se podem retirar dos dados de um estudo sobre o impacto social e económico da indústria do tabaco em Portugal, realizado pelo ​​​​​​​ISCTE Executive Education, cujos resultados foram apresentados na passada quinta-feira.

Apelidado de “O impacto social e económico da indústria de tabaco em Portugal“, o estudo realizado pelo ISCTE e promovido pela Tabaqueira, um dos principais players do setor, foca-se nos resultados obtidos em 2021 e baseia-se em três fatores: social, fiscal e económico. 

Através de um comunicado, o ISCTE refere que “em 2021, a operação e a comercialização dos produtos fabricados pelos três grupos empresariais do setor do tabaco gerou receitas para o Estado de aproximadamente 1,2 mil milhões de euros. Quase 3,3 milhões de euros por dia”. 

Acrescenta ainda que “o volume de negócios médio do setor industrial de transformação de tabaco é 106 vezes superior ao registado pelas empresas dos vários setores da indústria transformadora portuguesa”.

De acordo com o estudo, em Portugal, o setor industrial de tabaco representa 15% do total das vendas de cigarros na União Europeia, contribuindo com “260 milhões de euros para o Valor Acrescentado Bruto total do produto interno bruto português”.

O setor do tabaco, em conformidade o documento indica, é, atualmente, constituído por três grupos empresariais: a Fábrica de Tabaco Micaelense, a Empresa Madeirense de Tabacos e a Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International, em Portugal.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img