Fonte da imagem: Barlavento
Em 2022, o Estado português transferiu ou concedeu benefícios em forma de subvenções públicas num montante superior a 8 milhões e meio de euros, um valor que se traduz num aumento homólogo de 17,3%.
O que são subvenções públicas?
Subvenções públicas são uma forma de assistência financeira fornecida pelo governo para apoiar organizações ou indivíduos num determinado setor ou para um objetivo específico. Essas subvenções podem ser fornecidas em forma de dinheiro, serviços ou bens e podem ser oferecidas a organizações sem fins lucrativos, empresas ou indivíduos.
As subvenções públicas são frequentemente utilizadas para apoiar atividades que beneficiam a sociedade, como projetos de pesquisa, programas educacionais, projetos de infraestrutura, iniciativas de desenvolvimento económico e projetos de proteção ambiental.
As organizações que recebem subvenções públicas devem cumprir certas condições e requisitos estabelecidos pelo governo e geralmente são obrigadas a apresentar relatórios periódicos sobre o uso dos fundos recebidos.
Distribuição das subvenções
De acordo com os dados revelados pela Inspeção-Geral de Finanças, a despesa efetiva das administrações públicas corresponde a cerca de 8,3% dos 105,7 mil milhões de euros deste ano em contabilidade pública.
No topo da lista dos maiores beneficiários das subvenções, está a EDP – Serviço Universal, com um montante de 1.027 milhões de euros transferidos pelo Fundo Ambiental.
Já na segunda posição, segue-se a REN – Gasodutos, com uma distribuição de mil milhões de euros, também com origem no Fundo Ambiental.
A fechar o pódio, encontra-se a Carris, como objetivo foi a criação de passes municipais e de um passe metropolitano com valor acessível para toda a área metropolitana da capital, com um montante de 36,9 milhões de euros, bem distante dos milhões anteriores.

João Fonte, 20 anos, natural da Póvoa de Varzim. Atualmente frequento o 3º ano da licenciatura em Gestão na FEP e pretendo seguir mestrado em Finanças. Com um gosto particular pela aventura e a descoberta de novos horizontes, estou a realizar mobilidade internacional, através do programa Erasmus +, na School of Economics and Business Ljubjana. Dado o meu interesse pela área financeira, ingressei na Meu Capital em março de 2022. Tem sido uma experiência fantástica, através da qual tenho aprendido a saber gerir melhor o meu tempo e a aprender sempre mais sobre uma das áreas mais interessantes a nível mundial.