Stellantis vai fabricar 50 mil eléctricos por ano em Mangualde a partir de 2025

A fábrica da Stellantis em Mangualde vai começar a produzir automóveis elétricos daqui a dois anos. 

A partir do início de 2025, a unidade do distrito de Viseu vai produzir quatro veículos ligeiros de passageiros e comerciais, assumindo-se como a primeira unidade industrial em Portugal a produzir veículos elétricos a bateria (BEV).

Impulsionada pelo famoso Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Stellantis terá um investimento  de 119 milhões de euros, o que permitirá a criação de mais de 400 novos postos de trabalho, impulsionando assim a zona centro do país.

O grupo, que controla marcas como Peugeot, Citroën, Opel e Fiat , já tinha afirmado que iria fazer carros elétricos em Portugal, apenas se desconhecia em que proporção.

Assim, a Stellanis vai produzir 50 mil veículos elétricos na fábrica de Mangualde por ano, tornando-se assim o primeiro fabricante de veículos ligeiros com presença no país a anunciar o início da conversão industrial portuguesa para a mobilidade elétrica.

Os quatro modelos serão o Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò, sendo que ainda existe a possibilidade de esta produção arrancar já no final do próximo ano tendo em conta o ritmo acelerado que leva o mercado em questão.

Segundo o presidente executivo do grupo, Carlos Tavares, “ Esta escolha não acontece porque o líder da Stellantis é português. Acontece porque a fábrica de Mangualde é de excelência, está permanentemente no top3 quer em custo, quer em qualidade, de entre as 90 fábricas que o grupo tem em todo o mundo”.

Atualmente, a fábrica da Stellantis Mangualde conta com 900 trabalhadores e é a segunda maior unidade de produção de automóveis em Portugal, apenas atrás da Autoeuropa, do grupo Volkswagen.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img