Pilot, a nova start-up de serviços contabilísticos sediada em São Francisco foi financiada por vários investidores do Silicon Valley, entre eles o CEO e fundador da Amazon, Jeff Bezos.
O financiamento que rondou os 100 milhões de dólares foi angariado por uma parceria da firma de venture capital de Jeff Bezos, a Bezos Expeditions, com o hedge fund Whale Rock Capital. Após este financiamento, a empresa duplicou o seu valor, estando agora avaliada em 1,2 mil milhões de dólares.
Meet the newest Fintech unicorn 🦄! Pilot is excited to have Jeff Bezos and Whale Rock join our Series C at a $1.2B valuation – which means we’ll be able to offer big-company superpowers to more businesses than ever. Read more here: https://t.co/77CtuT2r1f pic.twitter.com/NYFvh3oTwI
— Pilot (@PilotHQ) March 26, 2021
Waseem Daher, CEO e co-fundador da Pilot estagiou na Amazon há dezasseis anos atrás após fundar duas empresas que, mais tarde, foram vendidas à Oracle e à Dropbox. No caso da Pilot, o seu principal objetivo está diretamente ligado com um problema solucionado pelos Web Services da Amazon: ajudar programadores a focarem-se em criar um negócio em vez de se limitarem a gerir um website.
“Todos os donos de pequenas empresas necessitam de realizar o trabalho de escritório por muito entediante e cansativo que seja.” salientou Daher numa entrevista à CNBC. “ Estes donos deviam focar-se em gerir a empresa e expandi-la para uma escala superior enquanto a Pilot se encarrega de todo o trabalho de escritório.”
A Pilot emprega maioritariamente contabilistas que trabalham diretamente com pequenas empresas e realizam todas as tarefas administrativas, nomeadamente o processamento e pagamento de salários, o registo das contas da empresa e o pagamento de impostos. A start-up já é parceira de empresas como a American Express, Bill.com, Gusto e Stripe.
A empresa lucra através de comissões pelos seus serviços e, apesar do impacto da pandemia nas pequenas empresas, a receita em 2020 duplicou. Este crescimento num ano tão atípico deve-se à dificuldade de gerir pequenas empresas através de casa. Daher afirmou ainda que, desde 2017, a empresa triplica as suas receitas anualmente.
Fonte: CNBC

Vicente Gonçalves de Azevedo, 19 anos, natural do Porto. Estuda no 1º ano da Licenciatura de Economia na Faculdade de Economia do Porto e desde fevereiro de 2021 que trabalha para a NewCapital como Team Leader na equipa de Management.