Apesar da situação financeira da Spotify não ser a mais positiva atualmente, continuam a existir investidores internacionais interessados em adquirir uma participação na empresa. O fundo de investimento norte-americano ValueAct Capital Management anunciou na passada sexta-feira, dia 10 de fevereiro de 2023, a compra de uma posição na Spotify Technology.
Prefere “ficar nos bastidores”
O que diferencia a ValueAct de outras firmas de investimento? A principal diferença centra-se no facto de a ValueAct preferir “ficar nos bastidores”, raramente apresentando publicamente quer as suas ideias quer as estratégias de investimento. Nos últimos anos, a Value Act tem investido maioritariamente no Japão, embora também tenha investido nos Estados Unidos da América em empresas como a Microsoft e o Citigroup.
Primeiro investimento depois do anúncio de despedimentos
Este investimento na Spotify por parte da ValueAct é o primeiro tornado público desde que a Spotify anunciou o seu objetivo de reduzir a sua força de trabalho em 6%, o que representa o despedimento de cerca de 600 trabalhadores. Apesar deste percalço, a Spotify constitui a primeira plataforma de streaming do mundo a ultrapassar a barreira das 200 milhões de assinaturas pagas.
2022: ano marcado pelo crescimento das despesas operacionais
O fundador e CEO do Spotify, Daniel Ek, explicou que o corte de custos teve origem no facto de 2022 ter sido um ano marcado pelo crescimento das despesas operacionais da empresa.
Se quiseres saber mais sobre as principais corretoras em Portugal, podes fazê-lo em XTB ou Degiro.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.