Special Purpose Acquisition Company (SPAC)

O que é uma SPAC?

Uma Special Purpose Acquisition Company (SPAC) é uma empresa sem atividade comercial formada exclusivamente para angariar capital através de uma Initial Public Offering (IPO) com o objetivo de comprar uma empresa já existente. Também conhecidas como blanck-check IPOs, as SPACs já existem há décadas, no entanto, nos últimos anos, tem-se observado um enorme aumento de capital angariado por SPACs. Em 2020 foram captados $82,1 milhares de milhões, maioritariamente para a compra de empresas nas áreas da cannabis, energias renováveis e exploração espacial.

Como funciona uma SPAC?

Na maioria das vezes, as SPACs são formadas por investidores que focam os seus investimentos num setor do mercado específico, com o objetivo de adquirir uma empresa. Estes investidores, por norma, já têm um negócio em mente, no entanto, não o revelam para evitar fugas de informação que interfiram com o processo. Deste modo, os investidores do IPO não têm conhecimento de qual será a futura empresa que estão a investir. Após a angariação do capital, o valor é transferido para um depósito bancário e a SPAC tem um prazo de dois anos para completar a aquisição, caso contrário, os fundos serão devolvidos aos investidores.

Vantagens duma SPAC

No caso das PMEs, a venda da empresa a uma SPAC, é uma opção bastante atrativa, especialmente se esta não for cotada na bolsa.
A principal vantagem de vender uma empresa a uma SPAC é um aumento do valor de venda. Por norma, estes negócios são até 20% mais lucrativos, comparando com a venda mais comum de private equity.
Para além disso, ser adquirida por uma SPAC pode acelerar consideravelmente o processo de IPO da empresa orientado pelo novo e experiente sócio.

Os negócios mais relevantes realizados por uma SPAC

Um dos negócios com maior destaque que envolveu uma Special Purpose Acquisition Company foi realizado pelo investidor Chamath Palihapitiya que, através da SPAC Social Capital Hedosophia Holdings, adquiriu 49% da Virgin Galactic de Richard Branson por $800 milhões em 2019.

Em 2020, Bill Ackman, fundador da Pershing Square Capital Management, financiou a sua própria SPAC, Pershing Square Tontine Holdings, com $4 milhares de milhões, tornando-se este o maior negócio realizado através duma SPAC.