Nos últimos anos as criptomoedas tornaram-se uma tendência entre investidores e isso não foi excepção para o Mr. Goxx. Este é notável por duas razões:
Primeiro, está a ganhar dinheiro, com um desempenho a nível de investimentos – ao longo da sua carreira – a subir cerca de 20%, ultrapassando a performance de vários fundos de investimento e traders profissionais.
Em segundo lugar, o Mr. Goxx é um hamster.
O roedor empreendedor tem um escritório ligado à sua jaula. Todos os dias, quando entra no escritório, começa um livestream no Twitch, e com a sua conta no Twitter permite que os seus seguidores saibam que uma nova sessão de negociação começou.
O Mr. Goxx apenas faz negociação exclusiva de 3 criptomoedas: Bitcoin, Ethereum e Dogecoin.
A fórmula é simples, ao correr na sua roda, conhecida por “roda de intenções”, o hamster escolhe qual destas 3 criptomoedas tenciona negociar, à medida que a roda gira através das diferentes opções.
O piso do escritório tem dois túneis próximo da “roda de intenções”: um para comprar, outro para vender.
Ao passar por um dos túneis, um complexo dispositivo eletrónico montado pelo seu dono, emite automaticamente uma ordem de compra ou venda.
O método deste hamster tem obtido resultados impressionantes. Contudo, o primeiro mês foi duro.
O Mr. Goxx começou a sua atividade a 12 de Junho com cerca de 326 euros ao negociar Stellar (XLM). Um mês e 95 ordens de compra e venda depois, a Goxx Capital perdeu 7,3% do seu capital inicial.
Mas, a partir de 27 de Setembro, o desempenho da carreira do roedor aumentou 19,41%.
Isto bate, não só o retorno sobre investimento nas principais bolsas de valores, tais como o FTSE 100, Dow Jones, ou o famoso índice S&P 500, mas também o desempenho da empresa do famoso Warren Buffett, a Berkshire Hathaway.
E mesmo no próprio mercado das criptomoedas, o Mr. Goxx tem saído por vezes acima da própria Bitcoin.

Claramente, a Goxx Capital não é uma verdadeira empresa de investimento e o seu dono faz questão de sublinhar isso em cada tweet que as suas publicações não devem ser encaradas como aconselhamento financeiro.
As criptomoedas tornaram-se “tópicos muito controversos” e “como com quase todos os tópicos discutidos hoje em dia na Internet, transmite a sensação que estas discussões podem tornar-se fervorosas e incivilizadas muito rapidamente”, disseram à BBC News.
Os donos desta ideia preferiram manter-se anónimos.
Porém, não é a primeira vez que uma ideia semelhante surge no mercado. Em 2012, um gato chamado Orlando teve um desempenho superior ao de um grupo de traders profissionais da indústria financeira, e Lusha, um chimpanzé da Rússia, superou 94% dos banqueiros russos durante um período de investimento de 3 anos em 2010.
O autor Burton Malkiel faz uma observação interessante no seu livro, “A Random Walk Down Wall Street”, em que cita:
“Um macaco vendado a atirar dardos às páginas financeiras de um jornal poderia selecionar uma carteira que teria tão bom desempenho como uma carteira cuidadosamente selecionada por especialistas”.
Tal sucesso entre animais, nomeadamente o caso do Mr. Goxx, demonstra quão volátil e difícil pode ser o investimento no mercado financeiro.
Autor: Tiago Amarante