No início de março de 2022, a Sony e a Honda, duas marcas japonesas de grande prestígio, anunciaram a sua parceria para o desenvolvimento de um carro totalmente elétrico que espelhasse os valores japoneses nos seus componentes. Posto este anúncio e alguns meses depois, os dois grupos confirmaram o desenvolvimento do veículo elétrico e anunciaram que este poderá ser adquirido online em 2026 para o Japão e Estados Unidos.
A Sony Honda Mobility, nome atribuído à nova empresa produtora de EV`s, não compartilhou até ao momento, mais especificações em termos de preços, tipo de veículo, capacidade de bateria e autonomia. Por outro lado, a empresa partilha a sua vontade de se expandir no mercado e concorrer junto da Tesla.
A SMH, durante a conferência de imprensa realizada, demonstrou a sua visão, afirmando que a empresa quer oferecer uma contínua relação com os consumidores que vai muito além de um carro, que é utilizado para satisfazer necessidades e realizar percursos diários.
Em relação ao entertenimento e serviços de cloud a utilizar no desenvolvimento tecnólogico do veículo, a SMH mencionou que ambos os meios iriam estar presentes no carro, como forma de utilizar os melhores recursos que a empresa dispõe.
Em relação à concorrência, a empresa vai tomar vantagem dos benefícios fiscais na manufatura de veículos elétricos existentes no EUA, sendo assim, uns concorrentes à altura que pretendem desafiar a Tesla, numa altura em que a mesma anuncia o lançamento de mais um modelo para completar a sua tipologia e oferta.
Como forma de rendimento, à semelhança de serviços disponibilizados pela Tesla e BMW, surgiram rumores que a Sony pode introduzir subscrições mensais sobre o entertenimento inovador que os carros da Honda poderão deter no seu sistema informático.
Podemos estar a assistir a uma ascensão de novas rivalidade?
Tal como aconteceu no início dos anos 2000, a Sony foi ultrapassada pela Apple face ao lançamento do primeiro IPod e o posterior IPhone. A japonesa teve dificuldades em adaptar as suas capacidades de hardware e dessa forma, acabou por ficar na retaguarda.
Por outro lado, o carro produzido pelas japonesas, começará a ser vendido em 2026 nos Estados Unidos e Japão, com as primeiras pre-orders a serem realizadas na segunda metade de 2025. Isto significa que a SMH irá lançar um EV, 18 anos depois de Elon Musk ter lançado o primeiro carro elétrico em 2008.Para a Sony, no final das contas, não importará se o veículo elétrico que a Sony fabrica é um best-seller ou não. O sucesso deste acordo para a Sony dependerá se esta consegue convencer a Tesla, bem como a maioria das outras 14 carmakers na sua futura lista de clientes, de que os seus sensores de imagem são bons o suficiente para que os seus veículos sejam totalmente elétricos e autónomos.

Duarte Talhão, 18 anos, natural de Faro. Frequenta o 2º ano de licenciatura em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UALG). Atualmente pretende desafiar-se diariamente e dado o gosto pela área económico-financeira, decidiu integrar a MeuCapital em março de 2022 onde o fulcral objetivo passa por abordar e desmistificar temas que promovam a literacia financeira e que permitam a constante aprendizagem com os restantes membros da organização.