Sony x Honda: Uma parceria eletrizante para competir com a Tesla

No início de março de 2022, a Sony e a Honda, duas marcas japonesas de grande prestígio, anunciaram a sua parceria para o desenvolvimento de um carro totalmente elétrico que espelhasse os valores japoneses nos seus componentes. Posto este anúncio e alguns meses depois, os dois grupos confirmaram o desenvolvimento do veículo elétrico e anunciaram que este poderá ser adquirido online em 2026 para o Japão e Estados Unidos.

A Sony Honda Mobility, nome atribuído à nova empresa produtora de EV`s, não compartilhou até ao momento, mais especificações em termos de preços, tipo de veículo, capacidade de bateria e autonomia. Por outro lado, a empresa partilha a sua vontade de se expandir no mercado e concorrer junto da Tesla. 

A SMH, durante a conferência de imprensa realizada, demonstrou a sua visão, afirmando que a empresa quer oferecer uma contínua relação com os consumidores que vai muito além de um carro, que é utilizado para satisfazer necessidades e realizar percursos diários.

Em relação ao entertenimento e serviços de cloud a utilizar no desenvolvimento tecnólogico do veículo, a SMH mencionou que ambos os meios iriam estar presentes no carro, como forma de utilizar os melhores recursos que a empresa dispõe.

Em relação à concorrência, a empresa vai tomar vantagem dos benefícios fiscais na manufatura de veículos elétricos existentes no EUA, sendo assim, uns concorrentes à altura que pretendem desafiar a Tesla, numa altura em que a mesma anuncia o lançamento de mais um modelo para completar a sua tipologia e oferta.

Como forma de rendimento, à semelhança de serviços disponibilizados pela Tesla e BMW, surgiram rumores que a Sony pode introduzir subscrições mensais sobre o entertenimento inovador que os carros da Honda poderão deter no seu sistema informático.

Podemos estar a assistir a uma ascensão de novas rivalidade?

Tal como aconteceu no início dos anos 2000, a Sony foi ultrapassada pela Apple face ao lançamento do primeiro IPod e o posterior IPhone. A japonesa teve dificuldades em adaptar as suas capacidades de hardware e dessa forma, acabou por ficar na retaguarda. 

Por outro lado, o carro produzido pelas japonesas, começará a ser vendido em 2026 nos Estados Unidos e Japão, com as primeiras pre-orders a serem realizadas na segunda metade de 2025. Isto significa que a SMH irá lançar um EV, 18 anos depois de Elon Musk ter lançado o primeiro carro elétrico em 2008.Para a Sony, no final das contas, não importará se o veículo elétrico que a Sony fabrica é um best-seller ou não. O sucesso deste acordo para a Sony dependerá se esta consegue  convencer a Tesla, bem como a maioria das outras 14 carmakers na sua futura lista de clientes, de que os seus sensores de imagem são bons o suficiente para que os seus veículos sejam totalmente elétricos e autónomos.

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

spot_imgspot_img

Últimas notícias

Receba o ebook "Os primeiros investimentos" GRATUITAMENTE

Basta carregar no botão abaixo

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img