fbpx

Solana – A principal ameaça ao Ethereum

⏱️ Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O mercado das criptomoedas tem estado em baixo nos últimos tempos, com a queda da Bitcoin ($BTC) para baixo dos 60.000 euros e o Ether ($ETH) a estagnar nos 4.000 euros.

Apesar desta tendência negativa, há uma criptomoeda que se tem destacado, tornando-se recentemente o ativo deste tipo com melhor desempenho. 

A Solana ($SOL) atingiu este mês um novo máximo histórico, ultrapassando os 200 euros. Torna-se assim a quinta maior criptomoeda em termos de capitalização de mercado, superando a Cardano ($ADA).

O que é a Solana?

Solana é uma plataforma de blockchain especialmente concebida para acolher aplicações descentralizadas (dApps). Esta cadeia de blocos de código aberto destaca-se por oferecer operações rápidas e taxas de transação baixas, algo que as concorrentes não proporcionam.

Contrariamente ao Ethereum, esta cadeia funciona à base do sistema de consenso proof of stake (PoS), tornando-a mais amiga do ambiente que a popular PoW (proof of work) utilizada pela Bitcoin, entre outras.

Esta rede afirma ser capaz de processar mais de 50 mil transações por segundo (TPS), convertendo-se na blockchain mais rápida em operação. Para além disso, as suas taxas são significativamente baixas, rondando os 0,00025 euros por transação.

Solana vs. Ethereum

Nos últimos anos tem aumentado o interesse pelas aplicações descentralizadas, que têm ingressado pelo mundo dos jogos, NFTs e Finanças Descentralizadas (DeFi). Estas dApps são maioritariamente executadas na Ethereum. E aqui está um problema.

A procura desenfreada por esta cadeia resulta em congestionamento na rede, o que, por sua vez, faz aumentar as taxas de transação. A Solana vem então preencher esta lacuna, já que a sua velocidade de processamento excede em 3 mil vezes a da Ethereum (cerca de 15 TPS).

Com estas condições, a Solana está preparada para suportar aplicações com milhões de utilizadores ao mesmo tempo, algo com que as suas homólogas se têm debatido.

Juntando à sua velocidade, os baixos custos são também algo diferenciador desta cadeia, já que na Ethereum as taxas de transação podem ultrapassar os milhões de euros, algo que é impensável na Solana.

Este projeto está ainda no início do seu ciclo de crescimento, mas não é de estranhar que alguns especialistas acreditem que tem o potencial de vir a igualar a Ethereum a longo prazo.

Um olhar para o futuro

A Solana já é uma das principais e mais populares criptomoedas no mundo. É expectável que esta moeda, juntamente com a sua blockchain continuem o caminho ascendente que têm feito.

Os seus criadores continuam a inovar e em busca de mais e melhores upgrades. Enquanto a Ethereum continua a liderar o mercado, vai vendo a Solana aproximar-se a passos largos, juntamente com o Cardano.  

Autor: Bernardo Nogueira

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
bitcoinBitcoin
$ 47,478.00
$ 47,478.00
16%
ethereumEthereum
$ 3,941.09
$ 3,941.09
13.57%
binance-coinBinance Coin
$ 540.31
$ 540.31
12.71%
xrpXRP
$ 0.782373
$ 0.782373
19.78%
cardanoCardano
$ 1.36
$ 1.36
17.74%

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img