Fonte da imagem: CNBC
O grupo japonês SoftBank tomou a decisão de proceder à venda de quase todas as suas ações na Alibaba, diminuindo assim a sua exposição à China e angariando dinheiro numa altura em que a desaceleração evidente do mercado está a afetar o valor dos seus investimentos em tecnologia.
7,2 mil milhões de dólares em ações da Alibaba vendidas em 2023
O grupo liderado pelo bilionário Masayoshi Son já procedeu à venda de 7,2 mil milhões de dólares em ações da Alibaba este ano. Só no mês de fevereiro, o grupo japonês vendeu 4,5 mil milhões de dólares em ações. Após esta última venda, a SoftBank passa a deter uma participação de 3,8% na empresa de comércio eletrónico chinesa. De relembrar que a participação do grupo japonês na Alibaba chegou a atingir os 34%.
“Adeus” a um dos investidores mais antigos
Com o desinvestimento realizado pelo grupo japonês, a Alibaba diz assim “adeus” a um dos seus investidores mais antigos, numa altura em que a empresa se está a tentar reinventar através da sua divisão em seis entidades distintas.
Valor das ações alcançam mínimo em seis anos
A venda das ações por parte do grupo SoftBank ocorreu numa altura em que o valor de cada ação da Alibaba atingiu um mínimo de seis anos. Nos últimos 14 meses, o grupo SoftBank arrecadou em média 92 dólares com a venda de cada ação.
Mudança para modo defensivo
O grupo japonês SoftBank defendeu que as transações da Alibaba são reflexo da sua mudança para um modo defensivo, com o intuito de lidar com um ambiente de negócios cada vez mais incerto. Alguns analistas consultados pelo Financial Times, salientam, que a venda das ações por parte do SoftBank poderá ser entendida como um movimento para fortalecer as finanças do grupo, já que se espera um segundo ano consecutivo de perdas expressivas na área.
Se quiseres saber mais sobre as principais corretoras em Portugal, podes fazê-lo em XTB ou Degiro.

Patrícia Neves, 24 anos, natural de Coruche no distrito de Santarém. Licenciada em Jornalismo e apaixonada pela escrita. Tem experiência como Content Writer and Content Producer e gosto de todos os temas que estejam relacionados com o mundo. Além disso, desenvolvi, por intermédio de experiências e formação, interesse nas áreas da economia e finanças.