As vendas de smartphones 5G “ultrapassaram as vendas de 4G pela primeira vez” no ano passado.
De acordo com Francisco Jerónimo, vice-presidente da IDC na Europa, para a área dos dispositivos móveis, as vendas de smartphones 5G “ultrapassaram as vendas de 4G pela primeira vez” no ano 2022, tendo o segmento dos smartphones registado ” 934,30 milhões de euros”.
No ano passado, as vendas de smartphones da quinta geração (5G) “ultrapassaram as vendas de 4G pela primeira vez”, representando já “58% das vendas totais de smartphones”. Esta é uma percentagem que, de acordo com o vice-presidente da IDC, continuará a aumentar durante os próximos anos, perspetivando que estes ” 95% das vendas totais em 2027″.
Para além deste aumento de vendas, Francisco Jerónimo, refere que o preço médio de um smartphone 5G vendido é de 535 euros, no ano que decorre, ou seja, “é quatro vezes maior” que o preço médio de um dispositivo de quarta geração.
Apesar de se perspetivar que se observe uma queda nas unidades vendidas, “o preço médio continuará a subir” cerca de 2,3%, pelo que o valor total do mercado se deverá manter nos 934 milhões de euros.
A ocupar o ranking neste segmento está a Samsung que, segundo o vice-presidente da IDC, se deverá manter na posição de liderança durante os próximos anos. À empresa coreana, segue-se a chinesa Xiaomi que “consolidará a sua posição com uma aproximação maior à Samsung”. Por fim, o mesmo refere que “a Apple continuará numa confortável terceira posição e a liderar o segmento de alta gama”.
No que toca ao hardware dos smartphones, o responsável da IDC refere que se irá “assistir a uma adoção crescente dos smartphones desdobráveis”, uma vez que “à medida que a oferta aumenta, os preços diminuem e os utilizadores reconhecem o benefício de ter num só dispositivo um telefone e um tablet“.
A IDC é uma empresa independente de Research, Advisory e Consultoria que analisar o mercado de um modo global e local.

Sérgio Garcez, 20 anos, natural de Viana do Castelo. Atualmente frequenta o 3.º ano da licenciatura em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Dado o seu interesse pela área financeira e o seu gosto pela escrita, ingressou na MeuCapital em março de 2022, com o objetivo de promover a literacia financeira em Portugal.