Sinais de descida da inflação fazem EUA abrir em alta esta quinta-feira

spot_imgspot_img

As ações dos EUA ganham terreno na abertura desta quinta-feira, depois de dados dos preços no produtor terem reforçado as expectativas dos investidores de que a inflação pode ter atingido um pico, travando o ritmo de aumentos das taxas de juro da Reserva Federal.

O S&P 500 soma 0,9% e o Dow Jones Industrial Average sobe 0,8%, enquanto o índice tecnológico Nasdaq Composite avança 1%. Uma subida nas ações de tecnologia na quarta-feira levou o Nasdaq Composite novamente para bull market.

A inflação tem estado em foco para os investidores e a Fed este ano. Responsáveis do banco central aumentaram as taxas de juro nos últimos meses para travar a procura e estabilizar os preços. 

O presidente da Fed, Jerome Powell, disse repetidamente que está mais preocupado com o risco de não conseguir travar a inflação do que com a possibilidade de as taxas de juro demasiado elevadas provocarem uma recessão.

O índice de preços no produtor, ou IPP, aumentou 9,8% numa base a 12 meses em julho, disse o Departamento do Trabalho esta quinta-feira. A leitura compara com um aumento de 11,3% em junho.

Embora os dados da inflação de quarta-feira tenham revelado uma queda dos preços da energia, outros bens e serviços ainda mostraram sinais de subida, assinala.

Nos mercados de obrigações, a yield dos Treasurys a 10 anos sobe ligeiramente para 2,791% face a 2,786% na quarta-feira.

O dólar continua em queda, pressionado pelas expectativas de um abrandamento das subidas de taxas da Fed. O índice DXY desce 0,5%.

Na Europa, o índice Stoxx Europe 600 e o DAX sobem 0,2%, enquanto o CAC ganha 0,1% e o FTSE desce 0,5%.

Embora os investidores possam estar otimistas sobre a inflação dos EUA, a sensibilidade da Europa às alterações dos fornecimentos de energia motivadas pela guerra na Ucrânia causou alguma ansiedade sobre as perspetivas de crescimento e inflação do continente, refere Edward Park, diretor de investimento da Brooks Macdonald.

Na Ásia, os principais índices fecharam com ganhos.

spot_imgspot_img

DEIXA UM COMENTÁRIO

Por favor, envie o comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Últimas notícias

Subscreve a nossa Newsletter

Com o resumo das nossas notícias
spot_imgspot_img

Artigos Relacionados

spot_img